Basilia | 28 de Março de 2012 12:41 |
É necessária uma resposta urgente para evitar que a doença se alastre ainda mais
http://www.msf.org.br/noticias.aspx?n=1442
Brasil –De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2001 e 2010, os casos de TB multirresistente no país passaram de 334 para 607, um aumento de 82%. Apesar das altas taxas de incidência em TB e do aumento de casos de MDR-TB, o Programa de Tuberculose do Brasil é visto como um exemplo positivo para outros países porque envolve a sociedade civil em ações de prevenção e supervisão do tratamento. Desse modo, incentiva os pacientes a prosseguirem com o tratamento até o final e inibe o consumo indevido de medicamentos, medidas fundamentais para o controle da tuberculose multirresistente.
Este envolvimento da sociedade civil, especialmente em ações desenvolvidas em comunidades mais vulneráveis, foi impulsionado por um projeto do Fundo Global, iniciado em 2007 voltado para o fortalecimento das ações de controle da tuberculose desenvolvidas pelo governo. O projeto será encerrado em abril, mas ainda não há definição de como as ações desenvolvidas nesses cinco anos serão incorporadas e financiadas daqui para frente.
“Estamos acompanhando a preocupação de grupos da sociedade civil brasileira com a continuidade dessas ações, especialmente as de caráter comunitário”, diz o diretor executivo de MSF, Tyler Fainstat.
MSF acredita que grupos da sociedade civil tem um papel importante a desempenhar no monitoramento dos esforços de ampliação de diagnóstico e tratamento para tuberculose e tuberculose multirresistente, e que estratégias de ações comunitárias são fundamentais para uma resposta efetiva à doença.
www.msf.org.br | |
É necessária uma resposta urgente para evitar que a doença se alastre ainda mais |
Um comentário:
Jucimara Moreira O programa de TB esta igual de Aids ha alguns anos atras mais ja podemos apontar o descaso com o hospital Rafael de Paula Souza e o de Santa Maria que nao estao dando conta de tanto pacientes, faltam medicos, leitos e tecnicos,.... Nao temos o melhor programa! Mara
Postar um comentário