Coordenação Geral: Magali Chuquer
Onde: Cidade de Deus, Curicica, Vargem Pequena
O que faz: presta assessoria direta a grupos de artesãos e aos que participam da Feira do Talento de Farmanguinhos, visando a qualificação dos indivíduos por meio de atividades de formação sócio educativa, capacitações, oficinas, curso de gestão de empreendimentos, estímulo a experiências concretas de produção e comercialização mais coletivas.
Beneficiários: 50 artesãos
Para saber mais: tel: (21) 3348-5265
Entidade responsável: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) / Núcleo DST/Aids
Coordenação: Celina Santos Boga Marques Porto e Eliane Cardoso
Onde: Complexo de Manguinhos
O que faz: Arrecadação de recursos financeiros por meio da venda de objetos doados para socorro em situações extremas dos doentes atendidos.
Beneficiários: Atende famílias de portadores de HIV/tuberculose/dependência química, desde 1998.
Para saber mais: boga@ensp.fiocruz.br / eliane@ensp.fiocruz.br / (21) 2598-2876
Entidade responsável: Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica - PDCFMA
Coordenação: Claudia Fatima Morais dos Santos Picanço
Onde: Comunidades da antiga Colônia Juliano Moreira (CJM) e seu entorno - Jacarepaguá
O que faz: Estrutura a implantação da coleta e reciclagem do óleo de cozinha residual no território da Colônia Juliano Moreir; busca contribuir para a conscientização ambiental nas comunidades locais e promove alternativas de inclusão no trabalho de pacientes do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Mental Juliano Moreira (IMASJM).
Beneficiários: Estima-se 30% das moradias e estabelecimentos locais, cerca de 8.000
beneficiados diretamente no projeto pelo sistema de troca de seus óleos de cozinha residuais por materiais de limpeza.
Para saber mais: claudiamorais@fiocruz.br / (21) 2448-9026
Entidade responsável: Gestão Social Farmanguinhos
Coordenação: Magali Chuquer
Onde: Cidade de Deus - RJ
O que faz: Presta consultoria as organizações não governamentais da Cidade de Deus na elaboração e sistematização de projetos, captação de recursos e construção de parcerias.
Beneficiários: dez instituições.
Para saber mais: magalichuquerr@far.fiocruz.br / (21) 3348-5036
Entidade responsável: Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica - PDCFMA
Coordenação: Robson Patrocínio de Souza e Lucia Silva de Santana
Onde: entorno do Parque Estadual da Pedra Branca (área de amortecimento)
O que faz: A partir da construção coletiva de conhecimentos, o projeto atua: a) na disseminação e apropriação popular de tecnologias ecoeficientes – aproveitamento de água da chuva e aquecimento solar de baixo custo, b) no incentivo à produção agroecológica em quintais e espaços de educação formal e não formal; c) em processos formativos com empreendimentos da economia popular, potencializando redes e circuitos locais de produção e consumo. Em uma área de investimentos públicos para a regularização fundiária e urbanística (PAC Colônia) e com crescimento da pressão imobiliária, o projeto busca inibir processos de impermeabilização do solo e de gentrificação ("expulsão branca") das famílias para áreas periféricas irregulares, a partir do incremento da renda familiar, da redução com gastos de luz e água, do menor impacto ambiental, das hortas urbanas e economia solidária, agregando valor aos produtos e oferecendo novas perspectivas de trabalho aos moradores. Envolve moradores do Campus Fiocruz da Mata Atlântica e entorno e agricultores familiares organizados no entorno do Parque Estadual da Pedra Branca.
Beneficiários: Até 10 famílias capacitadas em oficinas para produção agroecológica urbana, sendo quatro quintais já implantados, parceiros do projeto, e cerca de 360 alunos das escolas municipais Pedro Américo e Colônia Juliano Moreira - localizadas na Taquara. Cerca de 20 crianças participam de atividades no Núcleo de Educação não formal em Saúde e Ambiente do PDCFMA .
Até 40 famílias capacitadas para construção e instalação de tecnologias sustentáveis de baixo custo – aquecimento solar de água e aproveitamento de água da chuva; até 25 famílias com iniciativas da economia popular e agricultura familiar agroecológica; até 25 famílias participantes do projeto realizando uma visita técnica para troca de experiências e articulação; até 25 famílias participantes do projeto envolvidas em oficinas sobre educação alimentar e aproveitamento integral dos alimentos.
Para saber mais: r_patrocinio@yahoo.com.
(21)2448-9009; (21)2448-9029
Entidade responsável: Gestão Social Farmanguinhos
Coordenação: Magali Chuquer
Onde: Cidade de Deus - RJ
O que faz: Presta consultoria as organizações não governamentais da Cidade de Deus na elaboração e sistematização de projetos, captação de recursos e construção de parcerias.
Beneficiários: dez instituições.
Para saber mais: magalichuquerr@far.fiocruz.br / (21) 3348-5036
Entidade responsável: Diretoria de Recursos Humanos / Coordenação de Projeto Social / Gescon/Direh / Fiocruz
Coordenação: Jorge Santos da Hora, advogado, mestre em Saúde Pública e pós-graduado com especialização em Recursos Humanos para a Saúde, formado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Onde: Rio de Janeiro
O que faz: Trata-se de um projeto social permanente, destinado a pessoas surdas e com objetivos voltados para a educação para o trabalho, treinamento e qualificação profissional. Alinhado aos fundamentos e diretrizes do Programa Nacional de Ações Afirmativas, também busca atender as regras 6 e 7 do documento "Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência", Resolução 48/96 da Organizações das Nações Unidas e conta com um plano de ação social (subprojeto político-pedagógico) voltado às relações de trabalho, sistematizando ações de acolhimento, treinamento e profissionalização do aprendiz ou assistido surdo.
Beneficiários: Deficientes auditivos.
Para saber mais: jdahora@fiocruz.br
DIVULGUEMOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário