O Segue o Som de sábado ( 16) vai à Angola e faz escala em Portugal. Ou, então, desembarca em Portugal com escala em Angola. A ordem dos fatores realmente não altera o produto final quando o assunto é Buraka Som Sistema. O grupo português ficou famoso por misturar música eletrônica com kuduro, um estilo musical bem dançante de origem angolana. Para muitos críticos musicais, Buraka foi o criador de um novo som eletrônico - o kuduro progressivo - que o Segue o Som mostra no clipe “Sound of kuduro”.
Depois de passar por Angola e Portugal, o Segue o Som chega ao Rio Grande do Sul. Das terras gaúchas apresentará a banda Comunidade Nin-Jitsu e o clipe da música “Detetive”, com letras irreverentes e cheias de humor, além da batida que mistura rock, reggae, rap e funk carioca.
E o som eletrônico terá sua vez com a apresentação do grupo alemão Kraftwerk,Kraftwerk praticamente inventou a batida do miami bass que, mais tarde, seria a principal célula rítmica do funk carioca do final dos anos 80. considerado o precursor da música techno e electro, tocada por meio de sintetizadores. Vale lembrar que, na língua alemã, Kraftwerk significa usina de energia. Ou seja, uma definição que se aplica ao trabalho da banda, a primeira de música eletrônica a flertar com o pop. O
No estúdio do Segue o Som, os apresentadores Maurício Pacheco e Mariano Marovatto entrevistam a dupla Leonardo e Junior, referência no funk carioca. E, para atender ao pedido de Junior, o programa exibe o clipe Girassol, do grupo Cidade Negra. Mariano ainda dá sua dica: o livro O rasga: uma dança negro- portuguesa, do crítico musical e historiador José Ramos Tinhrão. Já Maurício sugere o livro Batidão – uma história do funk, do jornalista Sivio Essinger, uma verdadeira radiografia do funk carioca.
E por falar em funk carioca, Segue o Som comprova que a cantora M.I A., inglesa de origem cingalesa, é uma das principais divulgadoras do funk carioca no mundo. Ela conheceu as batidas do funk e, imediatamente, as incorporou a seu rap e ragga, fazendo uma fusão que a tornou muito famosa, com hits como "Bucky done gun". Vale lembrar que cantora teve suas músicas indicadas ao Oscar de melhor canção, ano passado, pelo filme "Quem quer ser milionario". Segue o Som apresentará também Jefferson Fernandes Luiz, o popular MC Sapão, cria da comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão É uma das principais vozes do funk carioca e dono de um gogó privilegiado.
O programa vai exibir também o clipe da música Planet Rock, de África Bambaata, considerado o fundador da Zulu Nation, tendo sido também um dos precursores do Hip Hop e ter lançado as bases para o surgimento do Miami Bass. E para encerrar com chave de ouro o programa da semana, nada mais do que o rei do soul, James Brown, com a música “ Sexy Machine”.
No Canal da Tv Brasil>
Segue o Som de 16 de janeiro (com reprise dia 18 e compacto no dia 22/01/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário