Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 20h43
Hipertensão atinge um em cada três brasileiros adultos
Da Redação, com Jornal da Band
cidades@eband.com.br
A hipertensão atinge um em cada três brasileiros adultos. A doença é mais comum em pessoas com mais de 30 anos de idade, mas o estresse e o estilo de vida acabam aumentando a freqüência em mais jovens.
A hipertensão é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas. A pessoa que está acima do peso, é sedentária, que consome muitos alimentos enlatados, industrializados, gordurosos, alimentos hipercalóricos, que fuma, ingere bebida alcoólica e tem má qualidade de sono é considerada por cardiologistas uma bomba relógio para a hipertensão arterial.
O grande vilão da alimentação é o excesso e sal. O ideal é que o adulto consuma no máximo quatro gramas de sal por dia, mas um pão francês contém sozinho um grama de sal.
Além de alimentar-se de forma mais saudável, o hipertenso deve praticar uma hora de exercício por dia. Pode ser uma caminhada. Já é o suficiente para controlar a pressão por cerca de 16 horas. O acompanhamento médico é essencial para ajustar a dosagem dos remédios, que devem ser tomados por toda a vida.
É considerada ideal a pressão que está abaixo de 12 por 8. Quando ela sobre devagar pode causar mal estar como sentiu o presidente Lula que chegou a ter pressão 18/12 na noite de ontem. Mas em casos mais graves, o paciente pode sofrer infarto, derrame cerebral ou insuficiência renal.
Fonte: eBand.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário