XI A Luz de Velas da Cidade do Recife -PE. ( 20.05.2016) Escadaria da FUSAM ( Praça Oswaldo Cruz) – Boa Vista -Recife
Reunião dia 16.05.2016 as 15hs00min
Resumo:
A MOBILIZAÇÃO Mundial em Solidariedade ás pessoas Afetadas pela Aids – teve inicio em 1983, quando algumas pessoas com Aids, nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Nova York, se mobilizaram, e realizaram uma caminhada com velas pelas ruas dessas cidades, como forma de lembrar das pessoas que haviam perdido suas vidas, por conta da Aids, bem como para chamar a atenção da população e dos governantes para que apoiassem as pessoas que viviam com a doença.
Neste momento de tantos desafios o SUS Sistema Único de Saúde que beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos. Os desafios, no entanto, são muitos, cabendo ao Governo e à sociedade civil a atenção para estratégias de solução de problemas diversos, para as Pessoas Vivendo com HIV do Estado de Pernambuco e do Brasil, que vivem diante da não garantia desses direitos.
Denunciamos a falta de medicamentos antirretrovirais, além de já conhecida ausência de medicamentos para doenças oportunistas, falta de leitos nos hospitais, falta de Médicos especialistas (Cardiologista, Endocrinologista etc.) a necessidade de humanização dos funcionários dos hospitais.
O Memorial enfatiza a necessidade das pessoas que vivem e as afetadas pelo HIV para juntarem as mãos e trabalharem juntas na resposta ao HIV. O Candlelight Memorial SIDA é uma das mais antigas e maiores campanhas de base do mundo para a conscientização sobre o HIV. É coordenado a nível global pela Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV (GNP +).
Denunciamos as clínicas fechadas, para novos casos e ressaltamos que as pessoas vivendo com HIV e AIDS necessitam de exames periódicos, alimentação adequada entre outros cuidados.
Denunciamos o sucateamento do SUS e a transferência de responsabilidades de gerenciamento da saúde pública para as fundações e a falta de integralidade e intersetoralidade das políticas de saúde, moradia, emprego e renda, assistência social, entre outras que prejudicam a vida de mulheres e homens que vivem com HIV e AIDS.
Neste sentido resolvemos ir a FUSAM – Escadaria espaço de luta do início da epidemia nós anos 84 no estado de PE, visibilizar a população em geral, o descaso com a saúde das PVHA da Cidade do Recife e do Estado de PE. Foram notificados 1.619 novos casos de HIV no período entre julho 2014 a Março 2015, Em relação à faixa etária, a epidemia se concentra entre adultos jovens, de 20 a 39 anos, com 67,20% dos casos.
Contudo, ainda se observa a ocorrência de casos por transmissão vertical (0,49%) dentre as Crianças (0,49%) em relação aos óbitos o total de 6.919 ( cerca de 4.610 homens e 2.309 Mulheres) só em 2014 foram 614 óbitos. Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS do Gov. do Estado de PE Agosto de 2015).
Para nós estas pessoas não são números de frias estatísticas são pessoas que tem Companheiros, Companheiras, famílias, filhos e netos.
Resolvemos pedir o apoio da Sra. Marinalva (SINTEPE) através do Fabio e do André, pois diante desta conjuntura de descaso dos (Governo do Estado e dos municípios de PE), deste procedimento de desqualificação do SUS e da saída da presidenta da republica Sra. Dilma Rousseff nós deixa ainda, mas preocupados com o sucateamento e da privatização da Saúde Pública do Brasil.
Vamos mobilizar as PVHA e seus familiares as instituições que atuam com a temática as organizações das pop. de maior vulnerabilidade ao HIV e a sociedade em geral.
Neste sentido deliberamos buscar fazer uma grande manifestação na escadaria da FUSAM palco das nossas lutas por direito a saúde:
· Carro de som das 16hs as 19hs30min na frente da escadaria da FUSAM;
· Carro para levar material e trazer o material após o ato;
· Assessoria de Imprensa (Já encaminhamos para os parceiros a proposta do Release);
· 150 copos de plásticos nº 10 e 150 velas nº 08 para fazermos as lanternas;
· Fazer contato e solicitar presença com outras (ONGS, Movimentos sociais, artísticos, grupos de teatro, etc.);
· Carta aberta a pop. precisamos de 100 cópias;
· Programação
· Programação evento 16hs abertura ( Histórico de Candleight) Fabio Correia
· 16hs30min as 18hs00min Apresentações culturais, grupos e fala das representações de mov. E ong’s que atuam no campo – André Guedes.
· 18hs às 19hs Acendimento das Velas, chamada dos ausentes um minuto de silencio – DIACONIA Pastor Sergio.
· 19hs as 19hs30minAgradecimentos e encerramento Wladimir Reis -
Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo
Avenida Manoel Borba, n. 545 - 1ª Andar - Boa Vista - Recife - PE CEP:50070-000
fone/fax:55(XX81-32310905)
Nenhum comentário:
Postar um comentário