Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro adere à mobilização ‘Tolerância Zero’ contra a falta de antirretrovirais


20/04/2010 - 10h45

Em matéria publicada pela Agência de Notícias da Aids no último dia 15, ativistas cariocas afirmaram que estão faltando na cidade os medicamentos lamivudina, efavirenz e zidovudina.

Recebemos denúncias de pacientes sobre a falta dos remédios. A situação é ainda mais absurda no caso da lamivudina, que está presente na maioria das terapias antirretrovirais” , disse vice-presidente do Grupo Pela Vidda/RJ, George Gouvea.

“Para as pessoas que vivem com HIV/aids não importa o motivo. Saber se ocorreu erro de planejamento, logística ou o que for é insignificante. Precisamos dos remédios e das falhas corrigidas”, completou.

Em cidades de São Paulo também houve problemas de desabastecimento da lamivudina, de acordo com ativistas.

Além disso, desde o fim do ano passado a distribuição do antirretroviral abacavir foi suspensa ”’por problemas de aquisição”, conforme explicou o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Minisitério da Saúde

“Não dá mais para aguentar problemas pontuais envolvendo remédios”, declarou o presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro.

O que diz o poder público

O órgão do Ministério da Saúde informou que a questão do abacavir está prevista para começar a ser regularizada nesta terça, 20 de abril, e que até o final do mês a distribuição estará normalizada.

Em relação ao Rio de Janeiro, o Departamento afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não houve problemas no envio dos remédios ao município, que soube do fato por meio da Secretaria Municipal do Rio e que a situação deveria ser resolvida esta semana.

A Coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, explicou que “não há falta, mas sim um estoque crítico da lamivudina”. Segundo Gianna, ocorreu uma sobrecarga no processo de distribuição do medicamento devido a um recebimento menor que o normal do produto este ano.

Serviço

Tolerância Zero – RJ
Quando: 28 de abril
Onde: Praça Pio X, Candelária – Rio de Janeiro
Horário: às 12h

Tolerância Zero – SP
Quando: 28 de abril
Onde: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188 – São Paulo
Horário: às 10h

Tolerância Zero – RS
Quando: 28 de abril
Onde: Av. Borges de Medeiros, 1501 – Porto Alegre
Horário: às 14h



Redação da Agência de Notícias da Aids

www.agenciaaids. com.br






Dica de Entrevista


Fórum de ONG/Aids do RJ
William Amaral - presidente
Tel.: (0XX21) 2544-2866

Grupo Pela Vidda/RJ
George Gouvea – Vice-presidente
Tel.: (0XX21) 2518-3993/1997

Fórum de ONG/Aids do Estado de SP
Tel.: (0XX11) 3334-0704

Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Assessoria de Imprensa
Tel.: (0XX61) 3306-7016/7010/ 7051/7033/ 9221-2546

CRT DST/Aids-SP
Assessoria de Imprensa
Tel.: (0XX11) 5087-9835