FDA: combinação de Invirase® com Norvir® pode causar arritmias
A entidade
reguladora
do medicamento
nos
EUA, a FDA,
anunciou na
terça-feira
que uma revisão
dos dados
preliminares
sugerem que
a combinação
do Invirase®
(saquinavir)
da Roche e do
Norvir®
(ritonavir)
da Abbott, para o tratamento de doentes com HIV, pode causar arritmias cardíacas em alguns doentes, avança o site FirstWord.
Dados apresentados pela Roche sugerem que quando os dois fármacos são usados em combinação, podem provocar efeitos dose-dependentes nos intervalos QT e PR num eletrocardiograma, explicou a FDA. Essas alterações podem levar a alterações cardíacas que podem provocar, em alguns doentes, vertigens, desmaios ou ritmo cardíaco irregular, que poderia, em alguns casos, evoluir para fibrilação ventricular.
A FDA também alertou que o risco de anomalias cardíacas pode ser maior em doentes que estão a tomar outros medicamentos conhecidos por causar prolongamento do intervalo QT, e naqueles doentes que têm uma história desta perturbação.
A Roche apresentou os dados em resposta a uma solicitação prévia da entidade reguladora para que todos os fabricantes de inibidores de protease estudassem o efeito desses fármacos.
Tara Cooper, uma porta-voz da unidade Genentech da Roche, disse que "continuamos a acompanhar e reportar os relatórios de eventos adversos dos doentes e médicos à FDA". A representante da farmacêutica acrecentou que a FDA está a rever um novo rótulo para o fármaco.
fonte:www.rcmfarma.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário