O papel das redes sociais (Artigo)
O Dia
11/02/2010
Mário V. de Almeida Junior
Reitor da Un. Veiga de Almeida
Rio - No Século XXI, a globalização já não é mais novidade. Ela atua nos mais variados assuntos. Entre eles estão as redes sociais, forma de representação profissional e afetiva entre indivíduos com interesses mútuos.
O alcance e a possibilidade de comunicação em tempo real fizeram da Internet o principal mecanismo difusor delas. Do total de internautas brasileiros, 80% as frequentam, segundo dados da Nielsen Online.
Seu sucesso se deve também ao aumento do acesso a computadores com conexão. No Brasil, pesquisa do IBGE, divulgada em dezembro, constatou que o número dos que acessam a Internet aumentou 75,3%.
O ambiente acadêmico não pode se furtar a este contexto. Primeiro porque seu público-alvo cresceu no mundo digital e atua como produtor de conteúdo, não como mero expectador. Por isso, gosta de ser tratado como indivíduo, e não como multidão.
Nesta perspectiva, a Internet torna a instituição mais próxima de alunos e candidatos. Por outro lado, as empresas ficam atentas e podem agir de forma adequada em relação ao alcance e ao impacto de comentários, críticas e elogios que se valem das redes sociais para serem difundidos. Algumas vezes, sua repercussão é equivalente ou até maior do que algo divulgado na grande mídia.
Portanto, garantir que o estudante sinta-se próximo do corpo docente e parte integrante da universidade tornou-se uma prioridade. Neste intuito, as redes sociais cumprem papel determinante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário