Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Toxoplasmose

25/01/2010 10:18

Pesquisadores descobrem novo caminho para o estudo da toxoplasmose

RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] - A toxoplasmose é uma doença infecciosa de alta incidência mundial, mesmo em países desenvolvidos. Isso porque o protozoário Toxoplasma gondii, causador da doença é eliminado pelas fezes dos felídeos, principalmente dos gatos domésticos, é facilmente transmitido às pessoas. Além de sua forma congênita, o simples contato com superfícies contaminadas pelo parasita ou a ingestão de alimentos infectados – especialmente carnes cruas ou mal passadas - são vias frequentes de contágio.

Para possibilitar maior controle da doença, o veterinário Marcos de Assis Moura, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vem desenvolvendo, com apoio da FAPERJ, o projeto Estudo do ciclo biológico do Toxoplasma gondii em culturas primárias de enterócitos de gato doméstico.

Sob a orientação das pesquisadoras Helene S. Barbosa e Maria Regina Amendoeira, ambas da Fiocruz, Marcos Moura desenvolveu um modelo de cultivo in vitro de células intestinais de gato doméstico.

- Este método pode ser o primeiro passo para a realização de pesquisas sem a utilização de animais adultos vivos e pode abrir caminho para novas estratégias de controle da doença - afirma o veterinário.

De acordo com Marcos, a reprodução sexuada do protozoário causador da toxoplasmose acontece somente no intestino dos felídeos. Ali são produzidos os oocistos (ovos), que, depois de eliminados pelas fezes dos animais, contaminam água, solo, planta, outros animais e o homem.

- Nosso modelo experimental é capaz de reproduzir esse ciclo. Infectamos as culturas de células intestinais de gatos com o parasito, que evoluiu até a formação dos gametas. Isto nunca havia sido conseguido in vitro - comenta.

Segundo o veterinário, estabelecer um modelo experimental adequado, que reproduza, em tubo de ensaio, as condições do ambiente onde acontecem os diversos estágios evolutivos do ciclo sexuado do Toxoplasma gondii, não foi tarefa fácil. Após tentativas infrutíferas com gatos adultos, Marcos e equipe encontraram o modelo certo, com células de fetos de gatos, doados pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ).

- Como o gato adulto tem muito contato com o meio externo, seu epitélio intestinal abriga diversos microorganismos e é de difícil descontaminação. Já o dos fetos é descontaminado e apresenta alta capacidade multiplicativa. O modelo poderá servir de base para pesquisas mais complexas sobre a doença, sem a necessidade de modelos vivos, o que, além dos benefícios éticos, representa ganhos de capacidade de logística.

Com isso, Marcos pretende entender o porquê de o ciclo sexuado do Toxoplasma gondii acontecer somente no intestino dos felídeos.

- Quando descobrirmos o motivo para que o ciclo sexual deste protozoário aconteça apenas nos felídeos, isso possibilitará o desenvolvimento de novas vacinas ou medicamentos para aplicação em gatos, para que assim se possa interromper o ciclo reprodutivo do parasito - explica.

A toxoplasmose é uma doença assintomática em cerca de 80% dos casos. Torna-se mais grave quando contraída por pessoas com baixa imunidade ou transmitida de forma congênita, ou seja, da mãe para o feto, podendo causar retardo mental, cegueira, problemas oculares e até provocar um aborto espontâneo. A doença, no entanto, não é transmissível de uma pessoa para outra, embora já tenha sido constatada a transmissão por transfusão sanguínea e pelo transplante de órgãos de pessoas infectadas.

O diagnóstico da toxoplasmose é feito levando em conta exames clínicos e exames laboratoriais de sangue, pela pesquisa de imunoglobulinas, como a IgM e IgG.

Fonte:www.abn.com.br

Nenhum comentário: