15/01/2010 03:36
SÃO PAULO [ ABN NEWS ] - Desde 01 de janeiro, casos de vômito e diarreia vêm aumentando significativamente no Estado de São Paulo, principalmente, entre crianças. No Hospital Samaritano, a maioria dos pais que levam seus filhos ao pronto-socorro infantil tem a mesma queixa. O médico pediatra da instituição, Dr. Gerson Matsas, afirma que as prováveis causas são a contaminação da água e a ingestão de alimentos estragados, principalmente em quem vem do litoral. "O risco maior é a desidratação, que, se não for tratada adequadamente, pode levar a morte. Caso a pessoa apresente vômito e diarreia, sem conseguir ingerir líquidos e se alimentar deve procurar um pronto-socorro", alerta o médico.
Veja abaixo algumas das principais dúvidas e dicas de prevenção e tratamento preparadas pelos especialistas do Hospital Samaritano de São Paulo:
A doença é transmitida pelo contato direto e indireto com pessoas, objetos, alimentos ou água contaminados. O contágio também pode ocorrer por meio da água da piscina, mar, rios e lagos.
É o aumento do número das evacuações e/ou alteração na consistência das fezes. Tem início súbito e com duração inferior a três semanas. Na maior parte dos casos, a diarreia dura entre 3 e 5 dias. Pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas. A doença pode ser provocada pelo consumo ou exposição à água não tratada e contaminada, má higienização das mãos antes e depois de atividades diárias e consumo de alimentos contaminados. Utensílios de cozinha contaminados e higiene pessoal inadequada também podem causar o problema.
Caso não seja tratada adequadamente, as diarréias podem causar desidratação, que - em casos mais graves - pode levar a morte.
Desconforto abdominal, cólica, estufamento, gases, mal-estar, aumento no número de evacuações - com diminuição da consistência das fezes - náuseas e vômito. Em casos graves, são registrados sangramentos, febre, pus ou muco nas fezes.
Para prevenir a diarreia aguda, beba somente água filtrada ou fervida e consuma alimentos produzidos em locais limpos. Se fizer as refeições fora de casa, procure estabelecimentos com segurança alimentar controlada. Conserve a comida sempre em local refrigerado, embalada e livre de animais e insetos. Evite consumir alimentos perecíveis que estiverem fora da geladeira por mais de 2 horas. Alimentos crus ou mal cozidos também devem ser evitados e o ambiente doméstico e de trabalho devem estar sempre limpos.
Ingira muitos líquidos e mantenha alimentação leve. Caso o vômito e a diarria persistam ou se agravem procure um médico ou pronto-socorro. Não utilize medicamentos antidiarreicos e/ou antibióticos sem orientação médica. Lave as mãos antes e depois de qualquer atividade, especialmente, após utilização do sanitário. Além disso, intensifique a higiene do ambiente com uso de produtos com cloro.
Recomendações da Nutricionista:
Deve ser evitado o uso de açúcar simples/doces, refrigerantes;
O leite deve ser evitado, pois pode ocorrer intolerância;
Consuma aproximadamente dois litros de líquidos por dia;
Consulte a nutricionista em caso de dúvida.
ALIMENTOS PERMITIDOS
Frutas como maçã, pêra, banana, goiaba (deverão ser consumidos sem casca ou cozidos);
Papas de frutas sem açúcar;
Sagu; gelatina; picolé de frutas não ácidas;
Tapioca, Farinha de Mandioca;
Purês (Chuchu, Cenoura, Batata, Mandioquinha), preparados sem leite;
Massas (pães, macarrão sem molhos ácidos e à base de leite), arroz;
Carnes magras brancas (bem cozidas, assadas ou grelhadas);
Temperos: sal, cebola, tomate e cheiro verde;
ALIMENTOS A SEREM EVITADOS
Cereais Integrais;
Grãos de Leguminosas;
Hortaliças cruas ou cozidas;
Frutas com bagaço, como laranja e mexerica;
Mamão, ameixa, uva;
Frutas Oleaginosas como nozes, castanha, amendoins;
Doces concentrados;
Doces gordurosos como: tortas, bolos, massas folhadas, mousses, sorvetes à base de leite, doces à base de chocolate, biscoitos amanteigados e/ou recheados;
Frituras, salgadinhos, croissant, chocolate;
Balas;
Bebidas alcoólicas ou gasosas
Leite e derivados;
Alimentos como repolho, couve, couve-flor, brócolis, rabanete, pimentão, vagem;
Alimentos condimentados e gordurosos como catchup, maionese, mostarda, creme de leite;
Frios e embutidos;
Patês industrializados ou com maionese ou creme de leite;
Alimentos industrializados como hambúrguer, almôndegas, quibe,
nuggets, etc.
Fonte:www.abn.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário