Tratar herpes não reduz chance de disseminação do vírus da Aids
DONALD G. MC NEIL JR.
do New York Times
Tratar a herpes em pessoas que também estão infectadas com o vírus HIV não reduz as chances de que eles transmitirão o vírus da Aids, de acordo com um novo estudo.
Os resultados foram uma surpresa, disse a principal autora, Connie Celum, professora de saúde global da Universidade de Washington. Por razões desconhecidas, o medicamento contra herpes Aciclovir reduz o nível de vírus da Aids no sangue. Ainda assim, afirmou Celum, "ninguém sabia se isso seria o bastante para reduzir a transmissão do HIV".
Para o estudo, publicado na semana passada no "The New England Journal of Medicine", pesquisadores em 14 locais da África examinaram 50 mil casais para encontrar 3.400 onde um parceiro estava infectado com ambos os vírus, e onde os dois concordaram em permanecer no estudo por dois anos.
Todos os participantes receberam preservativos; metade recebeu Aciclovir e metade um placebo. Os que tomaram Aciclovir apresentaram apenas metade das feridas genitais em relação aos outros, além de menos vírus da Aids no sangue.
Mesmo assim, os dois grupos transmitiram o vírus da AIDS a seus parceiros na mesma medida (exames virais mostraram que quase 30% foram infectados por outros parceiros, mas esses casos foram excluídos do estudo). Entretanto, a distribuição de preservativos e conselhos reduziu os índices gerais de infecção.
Fonte:www1.folha.oul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário