Notícias
Campanha
09/02/10Agências dos Correios em campanha inédita contra a aids
Campanha atingirá mais de 12 mil agências no país. População receberá também cartas postadas de prevenção nas residências.
Pela primeira vez no Brasil os Correios colocam suas agências à disposição da sociedade para divulgação de informações sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis.
Em uma parceria inédita, o Ministério da Saúde, O Ministério das Comunicações, os Correios e o UNAIDS lançam em Brasília, nesta terça-feira, 9 de fevereiro, a Campanha Global dos Correios Contra a Aids no Brasil. A meta é fazer das mais de 12 mil agências de correios de todo o Brasil pontos estratégicos para distribuição de material informativo sobre prevenção às DST e aids, tanto para a população em geral como para os funcionários dos correios.
Em todo o mundo serão mais de 660 mil agências de correios engajadas na campanha. O projeto teve início, em uma primeira fase, em julho de 2009 com a participação de sete países - Brasil, Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria. Esses países foram escolhidos pelas características da epidemia e para garantir o escopo global da campanha. Durante essa primeira fase, aproximadamente 24 mil postos dos Correios nesses países exibirão e distribuirão materiais informativos sobre HIV aids e, para o futuro, espera-se a adesão de um número ainda maior da União Postal Internacional.
Nesta primeira fase, Brasília e algumas cidades do entorno do Distrito Federal, bem como três cidades do Amazonas e 24 da Bahia, fazem parte da campanha piloto. A estimativa é que 120 agências dos Correios participem da campanha, que incluirá a oferta de cartões postais com abordagens bem humoradas de questões relacionadas ao HIV e aids. As seis imagens utilizadas são peças provenientes de trabalhos vencedores do I Festival Internacional do Humor, promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais em 2004. Neste primeiro momento, serão enviadas cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, a distribuição de 15 mil folderes e mil cartazes, além do carimbo comemorativo, lançado junto com a campanha.Para uma segunda fase, a Organização Internacional do Trabalho estará preparando kits com informações sobre o HIV e aids para os trabalhadores dos Correios. Na terceira fase, planejada para 2011, quando a União Postal Internacional convidará os países-membros da Campanha para distribuir um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.
Material - As mensagens, o material de campanha e as estratégias de mobilização foram adaptados às necessidades e especificidades de nosso país. O slogan internacional “Your post office cares” foi modificado para “ Os Correios estão na Luta Contra a Aids. E você? Proteja-se: use camisinha.” . A proposta é convidar a população a ter atitude que mobilize para mudança de uma realidade que depende de cada um de nós. São folderes, cartazes e postais com mensagens de prevenção que podem ser enviadas. A proposta brasileira amplia a iniciativa internacional e terá como peças cartaz, cartões postais no estilo “Take one” para agências, uma carta postada pelos Correios com informações para a população e um site com informações sobre aids e DST.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde, do Ministério das Comunicações, dos Correios, do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (UNAIDS), da União Postal Internacional, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Sindicato Global (UNI Global UNION).
Mais informações
Atendimento à imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Tel: (61) 3306 7051/ 7033/ 7010/ 7016/ 9221-2546
Site: www.aids.gov.br
E-mail: imprensa@aids.gov.br
Atendimento ao cidadão
0800 61 1997 e (61) 3315 2425
Fonte:www.aids.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário