Atividade física é fundamental para quem sofre com a pressão alta
Na maioria dos casos, a hipertensão resulta de fatores genéticos, de uma dieta com altos teores de sódio, obesidade, sedentarismo, estresse ou uma combinação destes fatores. A pressão arterial é considerada alta quando o indivíduo apresenta uma pressão arterial sistólica acima de 160mmHg ou uma PA diastólica acima de 100mmHg.
Pessoas hipertensas quando submetidas a um programa de treinamento físico apresentam aumento da capacidade cardiovascular, reduzindo o risco de problemas coronarianos, tão comuns entre aqueles que estão com problemas de manter a pressão arterial em níveis considerados ideais.
Deve-se estudar a causa da pressão alta de cada indivíduo, mas independente disso, a prática física é um fator fundamental para ajudar a baixar estas taxas. A atividade física, principalmente a aeróbica, pode auxiliar a regularizar a pressão sanguínea. Os exercícios também vão queimar calorias, contribuindo para manter normais as taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose.
Assim, as atividades físicas também podem ajudar no combate ao diabetes, à obesidade, ao estresse emocional e no controle do fumo, que são fatores de potencialização do problema da pressão alta. As atividades mais recomendadas, são as aeróbicas, como caminhadas, corridas leves, ciclismo e natação. Mas não se esqueça: caso você apresente sintomas de pressão alta, faça um check-up médico antes de iniciar um programa de treinamento.
(Por Monique dos Anjos/Com informações da Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário