Tratamento para o VIH | |
Distribuição de gordura e perda de densidade óssea: efeitos da terapêutica anti-retroviral actual | |
Segundo um estudo norte-americano, o Truvada® é associado a maior perda óssea do que o Kivexa ®. Os investigadores estabeleceram também que a perda de gordura é um efeito secundário raro da terapêutica anti-retroviral actual, e que o tratamento com ambos Kivexa® (3TC e abacavir) e Truvada® (FTC e tenofovir) foi associado ao ganho de gordura nos membros. A terapêutica anti-retroviral actual tem um efeito eficaz e de longo prazo contra o VIH e, os seus efeitos secundários são, geralmente, ligeiros. Algumas evidências sugerem que o uso dos medicamentos anti-retrovirais mais recentes da classe de inibidores nucleósidos da transcriptase reversa (INTR) pode ajudar a reverter a perda de gordura nos membros, causado pelos antigos fármacos AZT (zidovudina, Retrovir®) e d4T (estavudina, Zerit®). Contudo, há uma preocupação crescente de que a terapêutica anti-retroviral possa causar a perda de densidade óssea. Assim, os investigadores norte-americanos compararam os efeitos do tratamento anti-retroviral actual, a longo prazo, na acumulação de gordura nos membros e densidade óssea. Os doentes que participaram no estudo foram randomizados para tomar ou ritonavir como agente potenciador do atazanavir (Reyataz®) ou efavirenz (Stocrin®). Globalmente, todos os medicamentos foram associados a ganhos de gordura nos membros mas, em algumas análises, os efeitos foram ligeiramente melhores nos doentes a tomar Kivexa® (comparado com o Truvada®) e aos que tomavam atazanavir/ritonavi r (comparado com o efavirenz). Relativamente à perda óssea, esta foi um efeito secundário em todos os medicamentos, contudo, foi especialmente associada ao Truvada®. Apesar disto, houve uma taxa pequena de fracturas. Os investigadores acreditam que os seus resultados poderão ajudar os médicos e os doentes a optarem pela combinação terapêutica mais adequada para que se possa evitar efeitos secundários que possam ter outros factores de risco. Fonte:www.aidsmap.com |
Notícias e comentários sobre combate,HIV AIDS TB. Novidades sobre temas referentes ao ativismo social e político, política, políticas públicas e ações de prevenção.Incrementando o Ativismo,e despertando solidariedade. Minha intenção é promover o debate em torno da prevenção. Criando formas de combate e troca de experiências entre familiares e pessoas vivendo ou convivendo com este tema.
Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"
Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.
Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.
QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.
Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.
Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.
Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.
Obrigado, desculpe o transtorno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário