Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

sábado, 27 de março de 2010

UFPE pode ganhar centro de vacinas

Clipping

DST.AIDS HEPATITES VIRAIS

DIÁRIO DE PERNAMBUCO - PE | VIDA URBANA

AIDS

26/03/2010

UFPE pode ganhar centro de vacinas

Saúde // Pesquisadores querem produzir células que devem revolucionar tratamentos de câncer, hepatite, doenças autoimunes e do vírus HIV

Entre tubos de ensaio, doses de paciência e laboratórios silenciosos, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conseguiram dar condições ao Recife de ganhar um centro de referência nacional para produção de "células dendríticas".

Sergio Crovella, coordenador do departamento de genética da UFPE, apresentou resultados, ontem, no auditório do centro de ciências biológicas. Foto: Bernardo Dantas/ Esp. Aqui PE/ D.A Press

O nome pouco popular e esquisito é um passo para se produzir vacinas e revolucionar o tratamento de pessoas que têm câncer, hepatite, doenças autoimunes e até mesmo o vírus HIV. O feito inédito já foi aprovado na comunidade científica internacional. As células dendríticas funcionam como fiscais imunológicos do organismo e apresentam os corpos estranhos para serem combatidos e eliminados pelos anticorpos. Quando elas não funcionam, a doença se alastra sem combate eficiente.

A descoberta é um avanço na ciência e representa esperança para várias pessoas que passam por tratamentos longos e debilitantes, alguns que levam à morte. Hoje, o departamento de genética da UFPE, sob a coordenação de Sergio Crovella, tem tecnologia suficiente para produzir a célula dendrítica, principal insumo de futuras vacinas. O domínio da técnica não garante a cura total dessas enfermidades, segundo informou o pesquisador. Mas a vacina produzida com este componente sanguíneo vai fortalecer a imunidade do paciente e, no caso do HIV, por exemplo, impedir o desenvolvimento dos sintomas da AIDS.

Segundo Crovella, o objetivo mais urgente, agora, é conseguir recursos para expandir as pesquisas e implantar o centro de referência, orçado em R$ 9 milhões. Parece um valor exorbitante, mas não se levada em conta a melhora da qualidade de vida dos pacientes e a redução dos custos terapêuticos. Só no Brasil, o Ministério da Saúde estima que existem 630 mil pessoas infectadas pelo HVI, além de 200 mil com sintomas da doença e já em tratamento pelo Sistema Único de Saúde. Já em Pernambuco, segundo a Secretaria estadual de Saúde, de 1983 até agora, o estado registrou 14 mil casos de AIDS, sendo que 5.232 pessoas morreram. "A proposta do laboratório é avaliar as características genéticas do paciente contaminado, assim como melhorar a produção da vacina em fase de estudo desde 2001", pontuou o coordenador.

E por que se falar tanto em HIV e AIDS, quando a descoberta vai beneficiar pacientes com vários tipos de doenças? A resposta vem de longe, desde 2001. Começou a partir de um estudo inédito realizado para se criar, na própria UFPE, uma vacina capaz de deixar o organismo imune ao HIV. No ano passado, o maior passo foi dado quando os cientistas da UFPE conseguiram identificar dois gens capazes de reforçar a imunidade do organismo, o MBL2 e o NOS1. Eles perceberam que a falta dessas proteínas no DNA de alguns pacientes impediu a eficácia da vacina que continha a célula dendrítica saudável, mas esperam levar as pesquisas adiante para solucionar as deficiências encontradas.

Todos esses detalhes foram apresentados, ontem, num evento realizado no auditório do Centro de Ciências Biológicas da UFPE, com a presença de estudantes, pesquisadores e do vice-reitor, Gilson Edmar. Os pesquisadores deixaram clara a preocupação com o futuro, porque os estudos do componente sanguíneo precisam avançar e entrar na segunda fase. "Estamos organizando um laboratório dedicado exclusivamente à produção em larga escala de células dendríticas para serem usadas em terapias vacinais", observou Crovella.

Saiba mais

- A pesquisa para desenvolver a vacina terapêutica começou em 2001 com o objetivo de auxiliar o tratamento do HIV e deixar os pacientes imunes ao vírus. A descoberta de como produzir a célula dendrítica saudável pode ajudar em outras doenças.

- O primeiro passo para desenvolver a vacina foi a montagem da infraestrutura no Instituto de Pesquisa em Imunoterapia de Pernambuco (Ipipe), localizado no Laboratório de Imonopatologia Keizo Asomi (Lika). O local é chamado de NB3.

- A estratégia original do estudo consiste na retirada de uma quantidade de células dendríticas (componentes do sistema imunológico que acusam a presença de invasores às células de defesa) e do vírus do paciente.

- A vacina passou por todos os testes pré-clínicos com modelos in vitro e em modelos animais. Em seguida, foram realizados estudos com 18 pessoas portadoras de HIV voluntárias. Nesse período, a vacina fez efeito em oito dos pacientes pesquisados.

- Há um ano e meio, a equipe de pesquisadores da UFPE passou a estudar as razões pelas quais a vacina não surtiu efeito em 10 dos 18 pacientes. Estudaram o DNA dos doentes, 778 variações do genoma e descobriram que, onde não houve respostas, havia falta dos gens MBL2 e NOS1.

- A partir da segunda fase da pesquisa, a perspectiva é chegar perto dos 100% de redução da carga viral dos pacientes. Nesse processo, serão reforçados os conceitos provados na fase I. Além de receber apoio da USP, a UFPE também contará com o apoio da UFRJ e do Lika.

Fonte: Sergio Crovella e Ascom/UFPE

Nenhum comentário: