Nova gigante do varejo quer dobrar de tamanho em quatro anos.
MARIANA SALLOWICZ
da Folha Online
As cadeias de varejo Ricardo Eletro e Insinuante, que anunciaram nesta segunda-feira a fusão de suas operações, pretendem dobrar o tamanho do grupo em quatro anos. A nova holding, chamada de Máquina de Vendas, terá faturamento estimado de R$ 5 bilhões, e detém uma rede de 528 lojas, espalhadas por 200 cidades, distribuídas por 16 Estados e pelo Distrito Federal.
A meta do grupo é dobrar de tamanho nos próximos quatro anos, passando de 15 mil para 30 mil funcionários, e de 528 para mil lojas, atingindo um faturamento de R$ 10 bilhões.
Como termo de comparação, o faturamento bruto do grupo Pão de Açúcar, outro gigante do setor varejista, foi de R$ 26,2 bilhões (já incluída a rede Ponto Frio) no ano passado. A Magazine Luiza, concorrente direto no setor de eletrodomésticos, faturou R$ 4,2 bilhões em 2009.
"Apenas nesse ano a holding irá inaugurar 50 lojas, inclusive em regiões em que as duas marcas ainda não estão presentes", afirma Ricardo Nunes, presidente da Ricardo Eletro.
A nova empresa já nasce como segunda maior de rede de varejo e de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos do país. Por enquanto, ambas as marcas serão preservadas: a marca Insinuante será bandeira predominante nas lojas do Norte e Nordeste do país, enquanto a Ricardo Eletro será utilizado no Centro-Oeste e Sudeste.
Os canais de venda online também serão mantidos separadamente. Hoje, 7% das vendas da Ricardo eletro são feitas pela internet. Na Insinuante, a parcela é de 5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário