Home » Internacional / Notícia
TAMANHO DO TEXTOColômbia
Exército brasileiro ajuda a resgatar refém das Farc
28 de março de 2010
Após passar mais de dois anos em cativeiro, o soldado colombiano Josué Daniel Calvo foi libertado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) neste domingo. Calvo, de 23 anos, tinha sido raptado pelas Farc em 20 de abril de 2009, nos arredores de El Encanto, Vista Hermosa, e hoje foi entregue a uma missão humanitária que contou com apoio do Brasil. A informação foi confirmada nesta tarde pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
REVISTAS ABRIL
Calvo foi transportado por um helicóptero brasileiro, devidamente marcado com o emblema da Cruz Vermelha, à cidade de Villavicencio, no Leste da Colômbia, onde o militar liberado se reunirá com sua família. A aeronave partiu na manhã deste domingo, também de Villavicencio, em missão de resgate.
Com um ferimento na perna, Calvo deve ser levado ao Hospital Militar de Bogotá para receber atendimento. O soldado é o primeiro dos dois reféns que as Farc prometeram libertar entre este domingo e terça-feira. A senadora de oposição que lidera a missão, Piedad Córdoba, disse que as Farc libertarão um segundo soldado no início da próxima semana: o sargento Pablo Emílio Moncayo, de 32 anos, que está preso há 12 anos.
Ambos os soldados, Calvo e Moncayo, fazem parte de um grupo de 23 militares e policiais que as Farc mantêm como reféns. O grupo rebelde pretende trocá-los por cerca de 500 guerrilheiros presos - mas o presidente colombiano Alvaro Uribe rejeita a hipótese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário