Designer brasileiro do Twitter explica o novo visual da rede
Na semana passada, o Twitter apresentou ao mundo sua mais radical reformulação em quatro anos de vida. Resumidamente, pode-se dizer que o microblog combinou mudança de lay-out e adição de novas ferramentas para ampliar o poder dos usuários para compartilhar mensagens – isso, é claro, deve fazer com que os cadastrados invistam mais tempo na rede. As mudanças têm o dedo de um brasileiro, o designer Vitor Lourenço, de 23 anos, que trabalha no microblog há um ano e seis meses e que participou diretamente da reformulação. Na entrevista a seguir, Lourenço conta como foi o processo de mudança da plataforma e confirma: em alguns meses, os falantes de língua portuguesa ganharão uma versão do microblog em seu idioma.
Qual foi seu papel nas mudanças do Twitter?
Nosso time esteve trabalhando nessas mudanças durante os seus últimos meses. Fui um dos designers responsáveis pela nova interface. No total, 15 pessoas trabalharam nas mudanças, mas toda a empresa esteve envolvida de alguma forma.
Qual é o objetivo principal das reformulações?
O Twitter já é a melhor forma de descobrir o que está acontecendo no mundo. O objetivo é oferecer uma experiência mais fácil, rápida e rica ao usuário, absorvendo outros tipos de mídia e facilitando a descoberta de conteúdos relacionados.
A divisão do lay-out em duas colunas – com a possibilidade de visualizar-se o conteúdo citado por usuários na seção da direita – tem mesmo o objetivo de exibir o endereço original da página citada e acabar com os links encurtados contaminados por vírus?
O principal objetivo da segunda coluna é possibilitar a visualização de fotos, vídeos e outros conteúdos sem que o usuário precise sair do site. Além disso, é possível acompanhar as conversas entre outros usuários e descobrir tweets sobre um mesmo assunto. Como a coluna é fixa na página, é possível executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Sobre os links encurtados e a prevenção contra vírus, nossa plataforma de links (t.co) é responsável por prevenir o compartilhamento de links maliciosos.
Nem todos os usuários podem acessar a página com o novo lay-out. Vocês escolheram alguns perfis para apresentar a nova interface?
Não. O lançamento é gradual. Todos os usuários, em todas as partes do mundo, terão acesso ao novo Twitter durante as próximas semanas. Não existe uma ordem específica — é uma seleção aleatória de perfis. O site está disponível em cinco línguas: francês, italiano, alemão, espanhol e japônes. E é um prazer anunciar que, em alguns meses, teremos o novo site disponível também em português.
Tags: designer, novo Twitter, twitter, Vitor Lourenlço
Um comentário:
O Dep. Bruno Covas é coordenador da frente parlamentar de prevenção ao HIV/AIDS.
Para saber mais sobre as iniciativas do deputado nessa área, é só acessar o link:
http://bit.ly/biBAEg
Postar um comentário