ONU: US$40 bi para mulheres e crianças
O Globo - 23/09/2010
Iniciativa para os setores mais atrasados no cumprimento das Metas do Milênio quer salvar 16 milhões de vidas
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou ontem um esforço concentrado para salvar a vida de 16 milhões de mães e crianças nos próximos cinco anos, um investimento de US$40 bilhões. O objetivo é fazer avançar os setores mais atrasados no cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidas pela organização há 10 anos: saúde materna e infantil.
- O século XXI precisa ser, e será, diferente para todas as mulheres e crianças - disse Ban ao lançar a Estratégia Global para Saúde Materna e Infantil na ONU, no encerramento da cúpula sobre as Metas do Milênio, que visam a reduzir a fome e a pobreza à metade até 2015. - Estamos nos unindo para apoiar mulheres e crianças com US$40 bilhões e recursos e promessas ambiciosas de fazer mais pela saúde delas. Esses compromissos vão assegurar mais saúde pelo dinheiro e mais dinheiro pela saúde.
Segundo Robert Orr, assistente sênior de Ban, o projeto seria patrocinado pelos 192 Estados-membro da organização. Em comunicado, a ONU afirmou que mais de US$40 bilhões foram prometidos por governos, fundações, empresas e organizações não governamentais.
ONGs mostram ceticismo com anúncio de novo plano
Desse total, US$27 bilhões são novos recursos anunciados por governos - o restante já havia sido prometido em abril, quando começaram as discussões do projeto. Cerca de US$8,6 bilhões vêm de países pobres, segundo a ONU. Orr ressaltou, porém, que para salvar 16 milhões de vidas são necessários US$169 bilhões. Ele espera que o anúncio dos US$40 bilhões atraia mais doadores.
A Estratégia Global vai identificar as mudanças de financiamento e políticas necessárias para melhorar a saúde de mulheres e crianças. Espera-se que o projeto evite ainda, entre 2011 e 2015, 33 milhões de casos de gravidez indesejada e 740 mil mortes de mulheres por complicações de parto.
Mas nem todos estão otimistas. Emma Seery, porta-voz da ONG Oxfam, afirmou em nota: "Aprendemos a ser céticos sobre grandes anúncios em conferências. O que realmente conta é de onde vem o dinheiro, o que significa que os líderes têm de voltar para casa e incluir esses recursos nos orçamentos dos governos".
- Uma avalanche de sentimentos cálidos escondeu o fato de que nenhum plano de ação totalmente custeado contra a pobreza foi realmente anunciado - afirmou Joanna Kerr, diretora-executiva da ONG ActionAid.
Cortesia: Clipping Bem Fam
Nenhum comentário:
Postar um comentário