Leptospirose
Definição
Leptospirose é uma doença causada por bactérias em forma de espiral (espiroquetas) conhecidas como leptospiras. Essa infecção, que pode afetar o homem e os animais domésticos e selvagens, tem nos roedores, sobretudo os ratos, seus principais transmissores – eles abrigam, em seus rins, as leptospiras e as eliminam pela urina sem ficar doentes. A leptospirose não se transmite diretamente entre seres humanos.
Considerada a mais importante zoonose (infecção que acomete principalmente animais e que pode ser transmitida ao ser humano) em nosso meio, a leptospirose pode determinar desde modalidades clínicas inaparentes até a forma mais grave, que vem acompanhada de icterícia (amarelo na pele e olhos) e fenômenos hemorrágicos. Neste último caso, cerca de 10% dos pacientes inevitavelmente morrem, apesar de todos avanços da medicina no combate ao mal.
Colaboração:
Dr. David Salomão Lewy
Colaboração:
Esse conteúdo tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta ao médico
Incidência
As leptospiras atingem a circulação através da pele ou de uma mucosa. Assim, a contaminação pode ocorrer, por exemplo, por uma ferida na pele, o que facilita a penetração daquelas bactérias na corrente sanguínea. Isso acontece freqüentemente com pessoas que lidam com animais infectados sem os devidos cuidados de proteção, ou que andam descalças em solos úmidos e lamacentos, nadam em lagoas ou pequenos rios ou são vítimas de inundações em áreas onde as condições de higiene são precárias. Certas atividades recreativas também podem constituir fontes de aquisição da doença, especialmente a natação em lagoas e rios e as pescarias e calçadas onde haja água e solo contaminados.
No Brasil, a leptospirose ocorre em todos os estados e é mais freqüente nas grandes capitais. Está fortemente associada às enchentes e às chuvas de verão – a incidência é elevada nos meses de janeiro a abril, época em que a alta temperatura e a ocorrência de enchentes são comuns. A doença atinge principalmente o adulto jovem, dos 15 aos 35 anos de idade. O sexo masculino é o mais afetado: para se ter uma idéia, cerca de 90% dos pacientes internados nos hospitais de São Paulo por leptospirose são homens.
Em países com saneamento básico de boa qualidade, a leptospirose é considerada uma doença profissional, pois atinge principalmente pessoas que trabalham em locais propícios à grande presença de ratos. Veterinários, lavradores, estivadores, trabalhadores de abatedouros, militares em campanha em regiões inundadas ou pantanosas, escavadores de túneis, operários da construção civil, lixeiros e trabalhadores da rede de esgoto são os profissionais mais habitualmente afetados.
Esse conteúdo tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta ao médico
Colaboração:
Dr. David Salomão Lewy
Nenhum comentário:
Postar um comentário