Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Release Imprensa Dia Estadual Tuberculose - RJ (2011)


06 AGOSTO 
DIA ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E COMBATE À TUBERCULOSE NO RIO DE JANEIRO
(LEI Nº 5054/2007)
 (Release para a imprensa)
A tuberculose, doença que pode ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4.700 pessoas todos os anos no Brasil  O estado do Rio de Janeiro possui a maior taxa de incidência e de óbito por tuberculose do país.
Ao contrário do que muita gente ainda acredita a tuberculose, uma doença que convive com a humanidade desde a mais remota antiguidade, que teve sua causa identificada em 1882 e sua cura descoberta a mais de meio século, continua a fazer milhares de vítimas nos dias de hoje, em que pesem todos os avanços da medicina.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1/3 da população mundial seja portadora do Bacilo de Koch, bactéria causadora da tuberculose, estando, portanto, vulnerável e suscetível a adoecer. Com o surgimento da Aids esse quadro se agravou sensivelmente sendo a co-infecção TB/ HIV-Aids um dos grandes desafios a serem enfrentados pela população mundial. A tuberculose é hoje a principal causa de óbitos entre as pessoas HIV+ em todo o mundo.
Atualmente, o Brasil, com 4.700  óbitos por ano, ocupa o 19º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo, sendo notificados anualmente 72 mil novos casos da doença no país. O Estado do Rio de Janeiro, onde se encontram os piores indicadores nacionais, apresenta uma média de 900 mortes a cada ano.
Considerando a urgência do enfrentamento do atual quadro epidemiológico da doença e seu impacto junto a populações mais vulneráveis (comunidades de baixa renda, em situação de rua, população prisional, indígenas e pessoas vivendo com o HIV/Aids), é que em 06 de agosto de 2003 foi criado no Rio de Janeiro o Fórum Estadual de ONGs na Luta Contra a Tuberculose, uma ampla rede de mobilização, articulação e representação política, reunindo um coletivo de mais de 190 ONGs, Associações Comunitárias, Grupos Religiosos e ativistas de diferentes tendências, com  o objetivo de fomentar junto à população uma resposta comunitária e coletiva à atual situação, fomentando a criação de uma agenda comum entre governo e sociedade civil, capaz de alertar e orientar a população sobre os riscos da doença, os sintomas, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, além de intervir diretamente nos determinantes sociais que favorecem a perpetuação do atual quadro (pobreza, alimentação deficiente, condições precárias de moradia, dificuldade de acesso à saúde pública, grandes concentrações demográficas e abandono do tratamento).
 Reconhecendo o trabalho do Fórum e a relevância do seu campo de atuação, em 2008 a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro formalizou a criação da Frente Parlamentar Pela Luta contra o HIV/AIDS e a Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro. A Frente Parlamentar, criada através de aprovação em plenário na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), projeto de resolução 379/2008, é suprapartidária e tem como objetivo, implementar políticas públicas de combate e prevenção à TB/HIV/Aids, sendo presidida pelo Dep. Gilberto Palmares (PT/RJ).
DIA ESTADUAL  DE COMBATE A TUBERCULOSE - LEI Nº 5054 DE 27 DE JUNHO DE 2007
As ações governamentais no combate à Tuberculose ainda estão muito aquém de uma resposta efetiva em nosso estado. Nesse contexto, consideramos de fundamental importância o papel das ONGs no enfrentamento do problema, tanto no campo da assistência como na prevenção, bem como na vigilância, denúncia e cobrança da implementação de políticas públicas de saúde dirigidas aos pacientes com Tuberculose, seus familiares e esclarecimentos à população em geral e combate ao estigma a que as pessoas afetadas pela tuberculose ainda estão sujeitas..
 Em reconhecimento ao trabalho do Fórum ONGs Tuberculose, o governo do Estado do Rio de Janeiro oficializou o dia 06 de agosto enquanto DIA ESTADUAL DE COMBATE À TUBERCULOSE.
 Por conta dessa data, o Fórum ONGs TB/RJ, em parceria e com apoio da Frente Parlamentar, do Programa de Controle da Tuberculose da SES/RJ, do Projeto Fundo Global e da Fundação Ataulpho de Paiva – Liga Brasileira Contra a Tuberculose, programou para esse ano uma série de atividades, todas com o objetivo de esclarecer a população quanto aos riscos e estratégias para a sua prevenção, tratamento e cura; instigar o debate fomentando a adoção de políticas públicas eficazes para a reversão do atual quadro e tirar a tuberculose do anonimato tornando público que a tuberculose, mesmo sendo antiga, está muito longe de ser passado.

DADOS DA TUBERCULOSE NO BRASIL
         72 mil casos de TB notificados em 2009
          4,7 mil mortes por ano
         19º país em número de casos
         108º país em incidência
         1ª causa de mortes dos pacientes com aids
         3ª causa de mortes por doenças infecciosas










O Rio de Janeiro se destaca no quadro nacional por apresentar, historicamente, uma das maiores incidências de tuberculose do país (90 / 100.000 habitantes), o dobro da média nacional, 13.000 casos novos, elevada coinfecção TB/HIV/Aids e uma estimativa de 900 óbitos a cada ano. Números inaceitáveis para uma doença que tem cura.

Sugestões para entrevistas:
·    Dep. Est. Gilberto Palmares:
(21) 2588-1353 (Gabinete ALERJ)
·    Carlos Basília – Observatório Tuberculose Brasil/ IBISS
·    Wanda Guimarães – Fórum TB/RJ -  CEDAPS:
·    Roberto Pereira – Fórum TB/RJ – CEDUS
·    Dr. Alexandre Milagres - Fundação Ataulpho de Paiva:
.


 
 
 
Roberto Pereira
Coordenação Geral
Centro de Educação Sexual - CEDUS
Membro Suplente da Comissão Nacional de Aids - MS
Membro da Executiva do Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Membro da Executiva do Fórum ONG Aids RJ
Av. General Justo, 275 - bloco 1 - 203/ A - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel: (55.21) 2544-2866 Telefax: (55.21) 2517-3293
Cel: (55.21) 9429-4550

A prioridade absoluta tem de ser o HUMANO.
Acima dessa, não reconheço nenhuma outra.
(José Saramago)
         
 

 
Seguem convite e programação dos eventos alusivos ao Dia Estadual de Luta contra a Tuberculose no Rio de Janeiro - 2011 PDF ANEXO
    
DIA ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E COMBATE À TUBERCULOSE NO RIO DE JANEIRO – 6 AGOSTO 
 (LEI Nº 5054/2007)
 PROGRAMAÇÃO
 
 
DIA 08 DE AGOSTO (segunda-feira)
 (1) Frente Parlamentar Estadual de Aids e Tuberculose - ALERJ
Cerimônia de entrega do TÍTULO DE BENEMÉRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO À FUNDAÇÃO ATAULPHO DE PAIVA - LIGA BRASILEIRA CONTRA A TUBERCULOSE (FAP), em homenagem aos seus 111 anos de existência e contribuição à saúde pública no Brasil.
– 10:00 hs Abertura: Dep. Gilberto Palmares – Pres. Frente Parlamentar Aids/TB-RJ
Expositores:
  • Dr. Draurio Barreira - Programa Nacional de Tuberculose - PNCT/MS
  • Dra. Hellen Harumi Miyamoto - Secretaria Estadual de Saúde - SES/RJ
  • Dr. Claudio Costa Netto - UFRJ
  • Sr. Roberto Pereira - Fórum Estadual ONGs Tuberculose /RJ
  • Dep. Federal Alessandro Molon (PT/RJ)
  • Dr. Germano Gerhardt Filho – FAP
Após a sessão será servido um coquetel de confraternização
 
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho - Palácio Tiradentes
Rua Primeiro de Março, s/n° - Praça XV
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário: 10:00 hs (entrada franca)
 
(2) Exposição Interativa "Tuberculose tem cura: o SUS pra valer!”
Local: Saguão da Secretaria Estadual de Saúde/RJ/NERJ/MS (Rua México, 128 – Centro do Rio de Janeiro). A mostra que integra o calendário oficial do Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose será aberta ao público na manhã do dia 08 (segunda-feira), e seguirá até o dia 12 de agosto (sexta-feira), no horário comercial.
Abertura Oficial às 13:00 h   (entrada franca)
 
DIA 09 AGOSTO (terça-feira)
(3) Seminário Estadual de Tuberculose – “Panorama da tuberculose no Estado do Rio de Janeiro”
Horário: 13:00 às 18:00 hs
Local: Auditório da CIB – SES/RJ
Rua México, 128, 11º andar – sala 1120
 
– 12:30 hs Coquetel de abertura
 
Apresentações:
- 13:00 hs A situação da TB no Estado do Rio de janeiro - Lísia M. Freitas (PCT-SES/RJ)
13:30 hs Ações desenvolvidas pelo PCT estadual - Ana Alice (PCT-SES-RJ)
14:00 hs Experiências exitosas
14:30 hs Ações desenvolvidas pela Sociedade Civil (ONGs TB)
15:00hs Debate
 
15:30 hs Amostra/Pôsteres Ações Comunitárias em TB/HIV/Aids – RCS
(entrada franca)
 

"Por um Brasil Livre da Tuberculose" Junte-se a nós !

 
 
Carlos Basilia
Fórum ONGs Tuberculose - RJ
Observatório Tuberculose Brasil
Conheça nosso trabalho de Advocacy, Comunicação e Mobilização Social
Campanhas de tuberculose:
Secretaria Executiva
CEDUS - CEDAPS - GRUPO ÁGUA VIVA – GPV Niterói
REDE DE COMUNIDADES SAUDÁVEIS   

































__._,_.___
Anexo(s) de CEDUS
1 de 1 foto(s)

Nenhum comentário: