Membros da RNP+ Brasil discutem possibilidade de institucionalizar a
Enviado por: "RENATO DA MATTA
Seg, 8 de Ago de 2011 10:45 pm
A ideia de institucionalizar a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, a RNP+ Brasil, ganhou destaque durante o IV Encontro da Rede, que terminou na tarde desse domingo em Atibaia, interior paulista. “Ainda iremos discutir muito este assunto, mas talvez essa seja uma opção para melhorar nossa capacidade de captação de recursos com vista à ampliação das nossas ações, mas sem perder a característica de universalidade da Rede”, explicou o novo secretário nacional da RNP+ Brasil, Lucas Soler.
Lucas, que passou a ocupar durante o encontro o cargo deixado por Marco Aurélio da Silva, contou à Agência de Notícias da Aids que os três dias de reuniões foram úteis para além de resgatar as lembranças daqueles que morreram em decorrência do HIV, definir os novos desafios da Rede.
Segundo o ativista, irão constar no documento político do encontro, a necessidade de uma lei que criminalize a discriminação contra os portadores do HIV, sobretudo no âmbito laboral; a importância de se enfrentar a feminização da epidemia, garantindo as mulheres o direito de ser mãe; e a enorme preocupação dos membros da Rede com os constantes desabastecimentos de antirretrovirais e, mais recentemente, dos kits de exame de carga viral.
Este documento elaborado com base nos grupos de trabalho realizados durante o encontro será finalizado e divulgado nas próximas semanas.
Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, sendo que apenas 12 não integram a Rede e foram convidados para debates técnicos, como os deputados federal e estadual, respectivamente, Chico D´Angelo (PT-RJ) e Fernando Capez (PSDB), coordenadores das Frentes Parlamentares Nacional e do Estado de São Paulo de Luta contra o HIV e a Aids.
Mais sobre a RNP+
Em 1995, durante a realização do V Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, o "Vivendo", organizado pelo Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro e Niterói, um grupo de 10 pessoas portadoras do vírus reúnem-se e decidem criar uma rede de pessoas vivendo com HIV/aids seguindo o modelo da GNP+ (Rede mundial de pessoas vivendo com HIV/Aids).
Surge então RNP+ Brasil, uma organização nacional de pessoas vivendo com HIV/aids, sem vínculo político-partidário e religioso, que atua na promoção do fortalecimento das pessoas sorologicamente positivas para o vírus HIV, independente de gênero, orientação sexual, credo, raça/cor ou etnia e nacionalidade.
A Rede busca a defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV; e a criação de núcleos de pessoas soropositivas, apoiando-as na formação de grupos de ajuda-mútua.
Fonte - Agência de Notícias da Aids
Grupo Apoio Soropositivos
http://br.groups.yahoo.com/gro
Renato da Matta
Valeria Saraiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário