Falta de Medicamentos Antiretrovirais no Mês de Agosto de 2011
23/08/2011: Falta de Tenofovir no Hospital da Posse, em Nova Iguaçú.
22/08/2011: Falta de Tenofovir na Policlínica Lincoln de Freitas, em Campo Grande.
11/08/2011: Falta de Atazanavir, em Duque de Caxias.
04/08/2011: Falta de Tenofovir no Posto do Catete.
Onde Está o Melhor Programa de Aids do Mundo?
No Rio de Janeiro não Está!
Prezados,
Em especial ao William do Fórum ONG AIDS - RJ.
Parceiros e amigos de ativismo.
Na luta em busca do TENOFOVIR.
Dia 22 de agosto de 2011.
Após inúmeros informes de falta de medicamentos ARVs publicados por mim nas Redes Sociais, me vejo hoje dia 22 de agosto na pele daqueles que ficaram sem parte da medicação. Eu, em particular, do TENOFOVIR - TDF 300mg quando fui retirar na Farmácia da Policlínica Lincoln de Freitas em Santa Cruz - Zona Oeste do RJ.
Foi lastimável ficar sabendo que o Tenofovir estava em falta e que somente estaria disponível na quarta-feira dia 24 de agosto.
Como fica a falha terapêutica nestas condições? Fiz a denúncia na Ouvidoria do Município em nome do Grupo Água Viva e estou aguardando o retorno.
Não tive outra escolha, ter que retornar pra casa com o meu Lamivudina - 3TC e o Lopinavir + ritonavir - LPV/r (Kaletra) e tentar não fazer a falha terapêutica por falta do Tenofovir.
Me foi solicitado para que aguardasse até Quarta-feira dia 24 que TALVEZ eu esteja recebendo o restante da medicação. (Bastava eu ficar ligando para a farmácia 21 3395-1190). SIMPLES. Enquanto isso a falha terapêutica vai não sei pra onde .... A desculpa é de que a fabricação do remédio Tenofovir não está mais sendo fabricado pelo laboratório contratado pelo Ministério da Saúde e por isso está demorando o envio por parte do outro fabricante. Estranho esta desculpa.
Fiquei aguardando resposta pra ver se havia outros pacientes com a mesma falta do Tenofovir e até o fim da tarde, três pacientes tiveram que retornar pra casa sem o mesmo.
Logo que cheguei em casa Registrei a situação junto a Ouvidoria Municipal de Saúde e estou aguardando a resposta antes de tomar qualquer medida precipitada em favor dos demais portadores que estão passando por esta situação. Estou vendo minha situação como usuário do serviço e mediante a resposta estarei atuando como Instituição representativa da pessoa portadora do vírus da AIDS.
Apesar de ser Conselheiro Distrital de Saúde em momento algum usei desta condição por questão de ética.
Passo seguinte: Enviei Sugestão de Matéria ao Jornal Nacional.
“Sou portador do vírus da AIDS e Diretor de uma ONG AIDS na Zona Oeste do Rio de Janeiro e sempre recebo denúncias sobre a falta de medicamentos ARV's e nesta segunda-feira dia 22 senti na pele esta deficiência da logística farmacêutica em minha unidade de atendimento, quando fui retirar a minha dose mensal de medicamento para o tratamento da AIDS. Fui informado pela farmacêutica de que o Tenofovir-TDF 300mg estava em falta e que só teria provavelmente na próxima quarta-feira dia 24 e assim me liberaram apenas o Lopinavir+Ritonavir 200mg/50mg-LPV/r e o Lamivudina-3TC 150mg. A desculpa é de que o MS estava com dificuldade com o fabricante do Tenofovir e por isso a falta estava ocorrendo em todo o município. Como vai ficar a minha falha terapêutica sem esta medicação. Isto vem ocorrendo desde a última quinta-feira na Unidade de Saúde Lincoln de Freitas Filho em Santa Cruz - Rio de Janeiro. Creio que já está na hora do Jornal Nacional buscar outras denúncias destas pelo Brasil visto que outros medicamentos Anti-Retrovirais - ARV's também estão faltando ou sendo distribuidos em formas fracionárias. Já fiz minha denúncia junto à Ouvidoria do Município, Ministério da Saúde e Fóruns de Defesas das pessoas portadoras do vírus da Aids, visto que também somos uma instituição de defesa destes direitos.
Fica como sugestão de matéria”.
Dia 23 de Agosto de 2011.
É estranho como o nosso organismo pede a nossa medicação em horário certo e cronometrado.
Ao ingerir o Kaletra e o Lamivudina hoje de manhã foi estranho não ter o Tenofovir em mãos e olha que os sintomas foram bem diferentes dos habituais horas depois, é como se estivesse faltando algo para a continuidade de meu dia.
Inconformado liguei pra farmácia da Policlínica do Lincoln de Freitas e infelizmente recebi a seguinte recomendação: “Liga no fim de semana que até agora não temos uma resposta favorável e a quantidade recebida é mínima e que não dará para atender todos os pacientes em pendência”.
A ouvidoriaon line. No meio do diálogo vem um assunto sobre DENGUE. Sinceramente não sei mais o que fazer.
Sempre soube que um dia sem a medicação correta era o suficiente para a alteração da imunidade e já estou indo para o terceiro dia e com a previsão para mais 05 dias. Como vai ficar a minha Carga Viral e CD4? Sem o Tenofovir?
Nunca nestes 19 anos de AIDS abandonei meu tratamento. Posso ter deixado de cumprir os horários mais a Adesão Medicamentosa NUNCA.
Espero em DEUS continuar meu tratamento adequadamente.
Fica aqui meus PROTESTOS contra a Referência do MELHOR TRATRAMENTO da AIDS NO MUNDO.
Atenciosamente,
Luiz Carlos Bessa do Sacramento
Portador do Vírus da AIDS (1992/2011)
Atenciosamente,
Luiz Bessa
Administração Financeira
Sustentabilidade Social
CNPJ: 00.713.514/0001-94
RUA BURITIZAL, QUADRA 01 – LOTE 01 – CASA 01 – BALNEÁRIO GLOBO – SEPETIBA – RIO DE JANEIRO – RJ. – CEP: 23.545-100
TELEFAX: (21) 3317-2872 / 9806-1624 / 7694-4031
E-mail: grupoaguaviva@grupoaguaviva.org.br
E-mail Opcional: grupoaguavivasepetiba@yahoo.com.br
Obs.:
"Proteja o endereço de seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar mensagens use SEMPRE 'Cco' (cópia oculta) ou 'Bc' (blind copy). Assim TODOS os endereços estarão preservados. E, claro, antes de encaminhar um e-mail, delete todas as informações que apareçam no corpo do e-mail e que possam ser usadas por hackers, spammers, etc..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário