Governo vai produzir antirretroviral ritonavir em parceria com laboratório particular
26/05/2010
Ministro da Saúde também incluiu o darunavir na lista de produtos estratégicos para o SUS
O Brasil vai começar a produzir o genérico do medicamento antiaids ritonavir. A fabricação será por meio de parceria público-privada entre o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e o laboratório privado Cristália, de Campinas. O acordo foi firmado (25) pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante a Feira Hospitalar 2010, que está sendo realizada em São Paulo. Não há prazo para o início da produção do medicamento.
A parceria prevê a produção de outros seis remédios. Na ocasião o ministro também apresentou a atualização da lista de produtos estratégicos para o SUS (Sistema Único de Saúde). Uma das mudanças foi a inclusão do antirretroviral darunavir. “Essa lista sinaliza ao setor produtivo e aos órgãos de fomento de pesquisa quais são os produtos médicos do SUS", explicou Temporão.
Em novembro do ano passado o ministro firmou outras nove parcerias público-privadas, duas para a produção do antirretroviral tenofovir. A previsão é que no segundo semestre ocorra a primeira entrega da produção nacional do remédio.
Clipping Bem Fam (26/05/010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário