quinta-feira, 6 de maio de 2010
TSE julga improcedente ação do PSDB contra o instituto Sensus
Da Agência Brasil
Brasília – O ministro auxiliar, Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente a representação do PSDB que pede multa no valor entre R$ 50 mil e R$ 100 mil ao instituto Sensus Data World Pesquisa e Consultoria. De acordo com o partido, o instituto teria divulgado pesquisa de opinião relativa às eleições presidenciais deste ano sem respeitar o prazo mínimo de cinco dias, previsto pela legislação eleitoral, entre o pedido de registro da pesquisa e data de anúncio do resultado.
Segundo o TSE, o período entre o registro e o resultado da pesquisa foi respeitado, já que ocorreu entre os dias 5 e 13 de abril. A questão é que durante esse tempo, o Sensus observou um erro na indicação do nome da contratante do levantamento da pesquisa que foi alterado no dia 9 de abril.
Para o ministro, houve apenas erro material e o equívoco não afetou informações de maior importância para o exercício da fiscalização eleitoral feita pela Justiça e pelo partidos, como a metodologia e o período de realização do processo, além do plano amostral e a classificação quanto ao sexo, à idade, ao grau de instrução e ao nível econômico dos entrevistados.
Ao rejeitar a aplicação de multa, o ministro disse que o pedido de correção do nome do contratante foi feito previamente e de forma espontânea pelo instituto Sensus. E que essa alteração, não trouxe benefício algum ao instituto e nem sequer prejudicou alguém.
- Eleitores assinam a Folha porque são serristas ou são serristas porque lêem a Folha?
- Pesquisas Eleitorais podem influenciar uma eleição? Resultado da enquete
- Folha de S. Paulo pesquisa preferência eleitoral entre seus leitores
- O novo gráfico com as pesquisas eleitorais para presidente (Cenário sem Ciro Gomes)
- Cálculos tucanos
- Aécio: apoio incondicional a Serra e pedido de votos, fora de época, para correligionário
- PSDB quer multa para Sensus, que registrou empate entre Serra e Dilma
- Aécio: “onde eu for convocado, mas a partir de Minas”
Nenhum comentário:
Postar um comentário