Simpósio no Rio discute a dificuldade no acesso a medicamentos no Brasil
O Globo
RIO - O impacto nos índices globais de mortalidade gerado pela falta de acesso a medicamentos ou pela baixa adesão aos tratamentos será tema do Simpósio AMA (Acesso a Medicamentos e Adesão a Tratamentos) que será realizado nesta quinta-feira, dia 6 de maio, às 19h30, no Hotel J.W. Marriot, em Copacabana, no Rio de Janeiro, com apoio da Merck Serono.
O evento contará com a presença de dois especialistas: Dra. Andréa Brandão, professora adjunta de Cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), diretora financeira da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e ex-presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); e de Roberto Mafra, consultor da Painel Brasil Informação, Planejamento e Comunicação, com ampla experiência na indústria farmacêutica nacional e internacional e na área de acesso a medicamentos.
Ambos abordarão a influência negativa provocada pela deficiência no acesso da população às terapias indicadas pelos médicos, principalmente nos casos de doenças crônicas ou recorrentes, como as de origem cardiovascular. No Brasil, estudos com base em dados do IBGE apontam que esse tipo de gasto chega a representar em média 47% dos gastos com saúde das famílias, chegando a 74% justamente na parcela da população com menor poder aquisitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário