Animais
Suíça quer que advogados defendam bichos domésticos
1 de fevereiro de 2010
A Suíça realizará em março um referendo cujo principal objetivo será obrigar todas as regiões do país a indicar um advogado para proteger animais domésticos de abusos.
VEJA TAMBÉM
REVISTAS ABRIL
O projeto é uma continuação das ações em defesa da fauna que o governo tem adotado na Suíça. Recentemente, foi realizada uma mudança na Constituição no intuito de garantir a "dignidade" dos animais domésticos na região.
O advogado Antoine Goetschel, em entrevista ao jornal britânico The Sunday Times, comparou os animais aos humanos, que têm o direito de contratar um profissional para se defenderem quando acusados de crueldade contra os bichos. "Os animais não têm esse direito", ressaltou o advogado.
Goetschel foi indicado como "defensor dos animais", em 2007, depois de encorajar grupos de defesas a organizarem uma campanha para o referendo. Cerca de 100.000 assinaturas foram reunidas para que a consulta popular pudesse ser realizada em todo o território nacional.
Governo e fazendeiros são contrários à proposta e temem que, caso o projeto seja aprovado, normas rigorosas possam ser aplicadas em todo o país.
A lei, segundo o The Sunday Times, prevê que interessados em criar cachorros façam um curso de preparação de quatro horas antes de adquirir um cão. A proposta proíbe também que "animais sociáveis", como canários e porquinhos da índia, sejam domesticados sozinhos.
Fonte: Veja.com em:01/02/010 às 17:06
Nenhum comentário:
Postar um comentário