Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Grupo Agua Viva repercute postagem deste blog:

Acolhimento, Assistência e Tratamento Clínico da Infecção pelo HIV em Crianças


O Grupo Água Viva, pelos direitos da pessoa portadora do vírus HIV e doentes de AIDS vem a público buscar resposta quanto ao real acesso às Políticas de Saúde como acesso e acolhimento com qualidade segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade - SUS.

Desde a desativação de nossa Casa de Apoio para abrigo de pessoas portadoras do vírus da HIV e doentes de Aids, vem atuando como interventora das causas sociais e assistenciais desta população alvo fortalecendo o vínculo comunidade e controle social através das parcerias intersetoriais na busca de uma qualidade de vida.

Entre os dados coletados em nossa busca ativa de novos casos e/ou em abandono de tratamento da Aids nos deparamos com a deficiência do quadro clínico do Infectologista Pediátrico e Adulto e posterior atendimento ambulatorial para as crianças e adolescentes na zona oeste do Município do Rio Janeiro.

Recentemente a falta de ARVs divulgado pela imprensa em todo o Brasil, o aumento de jovens infectados e finalizando com a falta de leitos hospitalares tem nos preocupado quanto a real situação do acesso a esta saúde de direito promulgada em nossa Constituição Federativa.

No dia de hoje 14 de julho, nunca em todo o tempo de ativismo, tive tanta dificuldade de localizar uma unidade ambulatorial para a obtenção de um agendamento para infectologia pediátrica na zona oeste (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba) que atendia Pedra de Guaratiba a fim de garantir o encaminhamento e dar continuidade ao AZT Oral para um recém nascido, abandonado pela mãe em 23 de maio deste ano na maternidade do Hospital Albert Schweitzer (Realengo), atualmente internado no Abrigo Evangélico Pedra de Guaratiba ( Zona Oeste), sendo que seu atendimento estaria disponível somente no Hospital dos Servidores no centro do Rio de Janeiro o que dificultaria o acesso pela distância e falta de transporte adequado.

Observação:

Esta busca se iniciou pelo simples fato de tentarmos localizar uma Maternidade para doarmos 53 Mantinhas para Bebês recém nascidos e não termos encontrado nenhuma na região. 
Com a ajuda do Conselho Tutelar 10 em Santa Cruz chegamos à este abrigo e então tomamos conhecimento desta deficiência ambulatorial e desde então nos comprometemos a auxiliá-los em favor destas crianças.

Entrando em contato com a Coordenadoria Estadual de Saúde - DST/AIDS fomos orientados a buscar através da Policlínica Lincoln de Freitas Filhos (Município) em Santa Cruz, na próxima terça-feira (19/07) o agendamento com o Dr. Cesar Reis - Infectologista, o qual se prontificou a atender este paciente, visto que o mesmo não se encontra matriculado nesta unidade em virtude do mapeamento de área programática mais respeitando o direito pela vida não poderia deixar de atendê-lo. Que por sinal, este médico é o mesmo que me acompanha nestes últimos anos nesta Policlínica. Não vou ficar aqui tecendo elogios, mais ele merece.

Não esquecendo da Equipe da ABIA - Associação Interdisciplinar da AIDS - RJ que muito me orientou e me indicou os caminhos das pedras para chegar até o atendimento desta criança.

Enfim! O que diremos das demais crianças infectadas pelo HIV que sequer estão sendo acompanhadas, por falta ou desleixo dos pais e/ou familiares?

Qual é o quadro clínico de Infectologista Pediátrico no município do Rio de Janeiro?

O Boletim Epidemiológico 2010/2011 está contabilizando esta faixa etária?

Uma das desculpas que mais ouço é aquela em que não se pode acompanhar o crescimento da AIDS na região em virtude do próprio soropositivo não buscar ajuda ou adesão medicamentosa por medo da discriminação.

Ficam aqui meus questionamentos.

Voltando ao tema da falta dos ARVs.

Antecedentes: 

Depoimentos:

Falta de ARVs
  1. Todos sabem que eu mês passado perguntei no Posto ao qual me trato se "por acaso" havia falta me medicamento ARV. Faltaram em dias alternados quatro diferentes espécies de ARV. Estive de volta no fim do mês para saber de regulação dos estoques fui informado que estava tudo bem. Qual não foi a minha surpresa quando estive no posto para retirar os ARV {Biovir+Nevirapina}, {Biovir e Efevirens}! O Sr Biovir estava em falta! Previsão de chegada talvez Sexta Feira! Não me deixaram pegar os que haviam, pois a direção do Posto não permite:
    Fui ao diretor ele não estava fui a administração e Rodei a baiana.
    Fui também ao Setor dip e fiz o mesmo que na administração!
    Amanhã estarei na Caps 3.3 para registrar o ocorrido. Hoje consegui falar com a Produtora da Cidinha no programa Cidinha Livre, ela disse que vai tentar pauta. Em tempo esta farra continua desde cinco anos atrás. Consegui que dois pacientes reivindiquem. Veremos se eles também entrem no protesto!!!
Que todos nós nos manifestemos contra esse novo tipo de censura. Sejamos todos favoráveis à abertura dos arquivos
Tanto do Ditadura quanto da Dita branda! Nilo Geronimo Borgna
Ativismo contra AIDS tb.
Artigo 13* da constituição da República Portuguesa.
Principio de igualdade:
Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de
qualquer direito ou isento de qualquer
dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de
origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução,
situação econômica, condição social ou orientação sexual.
 Artigo 13* da constituição da República Portuguesa
NGB Http://ativismocontraaidstb.blogspot.com
Twitter @NiloBorgna
Facebook
02192480850/39034512;
2.      Carta Aberta à sociedade.
Desde a semana passada, o Rio de Janeiro vem sofrendo com a falta do medicamento Atazanavir na rede pública de saúde. Hoje, dia 16 de Junho de 2011, dois integrantes da ABIA foram ao Hospital Universitário Pedro Ernesto para retirar o medicamento.
No entanto, foram informados de que os medicamentos (as formulações de 300mg e 400mg) estavam em falta. Após insistirem sobre esclarecimentos sobre a razão da falta, o serviço de farmácia dispensou cinco comprimidos de 300mg para cada um. Além disso, salta aos olhos que o medicamento tenha validade apenas até Julho de 2011, gerando incertezas ainda maiores sobre o estoque e sobre toda a logística de distribuição do sistema público.
Nós da sociedade civil organizada ficamos indignados com a falta de informações prévias para a população sobre o desabastecimento.
É inaceitável que os usuários sejam informados apenas no balcão  da farmácia. Como em outros recentes episódios similares não há esclarecimentos, muito menos pedidos de desculpas à população, sobre os desabastecimentos, que hoje já se tornaram sistemáticos. Lembremos que já é a segunda vez, somente em 2011, que falta Atazanavir na rede local e nacional.
É possível levantar diversas hipóteses para o desabastecimento do Atazanavir e de outros medicamentos. No entanto, o fato é que não há informações claras sobre as razões do problema, nem tampouco sobre medidas adotadas para evitar futuros desabastecimentos. Isso só nos faz pensar na ineficiência da gestão pública atual nos níveis central e locais.
No ano passado, em sua campanha, a presidente Dilma Roussef assinou um compromisso que não haveria falta de medicamentos para tratar a epidemia de HIV/Aids. Apenas seis meses do início de seu mandato já estamos denunciando pela segunda vez a falta do mesmo medicamento.
Não é demais lembrar que em 2010 quatro outros medicamentos faltaram na rede pública: abacavir, lamivudina, Nevirapina e a associação entre lamivudina e zidovudina.
É inaceitável que a universalidade do acesso aos medicamentos antiretrovirais, aclamada internacionalmente como exemplo para outros países, seja colocado em risco por seus próprios gestores, que não tem conseguido nem resolver, nem explicar, nem buscar formas de evitar que o problema se repita. São esses mesmos gestores que vão à Reunião de Alto Nível sobre Aids da Organização das Nações Unidas apresentar “êxitos e disponibilidade para ajudar os demais países (...) a enfrentar a doença”. Os ministros da Saúde Alexandre Padilha e das Relações Exteriores Antonio Patriota fizeram discursos exaltando os bons resultados da resposta brasileira. Esses bons resultados são uma conquista de anos de esforços da sociedade brasileira. É lamentável que enquanto internacionalmente o Brasil sirva como referência, internamente, os próprios gestores estão contribuindo para o desmantelamento e enfraquecimento da resposta à epidemia ao invés de trabalharem para preservar o que já foi construído. Os bons resultados no enfrentamento ao HIV/AIDS podem ser uma referência para o mundo, no entanto precisam ser sustentados dentro do país, inclusive para contribuir para a resposta a outras epidemias no Brasil.
Saiba mais sobre o caso:

Medicamento antirretroviral atazanavir – Bristol

O medicamento antirretroviral atazanavir é protegido por uma patente de titularidade da empresa Bristol Meyer Squibb (BMS). Em  2009,o atazanavir consumia 14% do orçamento direcionado à compra de ARVs no Brasil e seu preço é muito elevado (US$ 2,80) por unidade de 300mg e US$ 1,85 por unidade de 200mg. O preço do medicamento na versão 300mg é US$ 1.022 por paciente por ano no Brasil.
Atualmente cerca de 40 mil pessoas tomam o Atazanavir no Brasil, significando mais de 1 milhão e meio de cápsulas por mês.

A título de ilustração, o preço da versão genérica da unidade de 200mg comercializada pela empresa Matrix é US$ 0,70, um quarto do preço pago pelo Brasil, o que significa US$256 por paciente por ano no Brasil.
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS
Grupo Pela Vidda/Rio de Janeiro
Fórum de ONGs AIDS do Estado de São Paulo
Por que o medicamento atazanavir está faltando na rede pública?
Pergunte a quem deveria saber a resposta:
1 - Ministro da Saúde
Alexandre Padilha: ministro@saude.gov.br
2 – Ministro das Relações Exteriores
Antonio Patriota Antonio.patriota@itamaraty.gov.br
3 - Diretor do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do
Ministério da Saúde
Dirceu Greco: dirceu.greco@aids.gov.br
 4 – Secretário de Vigilância em Saúde
Jarbas Barbosa: jarbas.barbosa@saude.gov.br
5 – Secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde
Carlos Gadelha: Carlos.gadelha@saude.gov.br;
3.      Ate quando vamos conviver com isto? Estamos com problemas com vários kits de testagem e exames, precisamos  tomar uma postura urgente, a situação a cada dia piora. 
Ativistas denunciam desabastecimento do antirretroviral Fosamprenavir nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.      

13/07/2011 - 19h
Ativistas denunciaram nesta quarta-feira o desabastecimento do antirretroviral Fosamprenavir nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O medicamento é importado e passou a ser fornecido pelo Ministério da Saúde há quatro anos em substituição ao Amprenavir por ter uma melhor comodidade posológica, facilitando a adesão ao tratamento da AIDS.
“É mais um problema de distribuição de medicamentos”, enfatizou o Presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro.
No Rio de Janeiro, onde a situação é mais grave, o representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+) no Estado, William Amaral, disse estar preocupado. “Há muito tempo pedimos ao Departamento de Aids (do Ministério da Saúde) um estoque regulador de medicamentos, mas só temos a informação quando falta o remédio na ponta. Estamos mais uma vez de calças curtas com essa condição”, comentou. 
O coordenador-adjunto do Programa de DST/Aids do Estado de São Paulo, Artur Kalichman, informou que o Fosamprenavir está sendo distribuído de maneia fracionada no Estado há cerca de 20 dias. “Como percebemos que o estoque já estava pequeno, começamos a remanejar alguns lotes do medicamento pelas unidades de distribuição no Estado”, explicou.
Artur disse que o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde já está sabendo da escassez do remédio no Estado. “Fomos informados que a situação será regularizada nos próximos dias”, disse.
Ativistas que lutam em defesa das pessoas com HIV e aids no Rio de Janeiro disseram ter sido informados pelo Ministério da Saúde que a previsão de chegada do medicamento a Brasília será nesta sexta-feira e na cidade do Rio na próxima terça-feira, 19 de julho.
A Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde foi contatado, mas até o momento se pronunciou sobre o problema.
Redação da Agência de Notícias da Aids.
4.      Junte-se a essa falta:

ABRACAVIR E TENOFOVIR
Conforme meu comunicado feito na semana passada, de acordo com funcionários do Posta Clementino Fraga Filho no Irajá Cap 2.2 
Sendo que Tenofovir chegou remessa em Segunda 13/06 sendo que até o memento não recebi nenhum telefonema do Farmacêutico do posto me relatando mudança de quadro. 
NILO Geronimo Borgna
HTTP://ativismocontraaidstb.blogspot.com  
021 92480850
 
@migos da ONG - FAÇA PARTE!
Constituição Federal:Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas  sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. 
GRUPO ÁGUA VIVA - RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL
17 Anos Salvando Vidas (1994-2011) - CNPJ: 00.713.514/0001-94
Rua Buritizal, Quadra 01 - Lote 01 - Casa 01 - Balneário Globo / Sepetiba - Rio de Janeiro - RJ - CEP 23.545-100.
Ação Solidária 2011 - Contribua com a nossa ONG - Pessoas com HIV/Aids. 
Doação: Banco do Brasil 01 - Agência 0087-6 - Conta Corrente 12.668-3
(Por motivos de segurança, confira o titular da Conta, antes de depositar)
Telefax: (21) 3317-2872  / 9806-1624 / 7694-4031 - Luiz Bessa
Ob.: "Proteja o endereço de seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar mensagens use SEMPRE 'Cco' (cópia oculta) ou 'Bc'(blind copy). Assim TODOS os endereços estarão preservados.  E, claro, antes de encaminhar um e-mail, delete todas as informações que apareçam no corpo do e-mail e que possam ser usadas por hackers, spammers, etc..."
 

Nenhum comentário: