MPF pede à TV Globo que explique no BBB 10 como se contrai a Aids
24 de março de 2010
Estadão
Ação foi movida após participante do reality show dizer que 'hetero não pega aids'
Após uma conversa sobre Aids entre os participantes do Big Brother Brasil 10, veiculado no começo de fevereiro pela TV Globo, o Ministério Público Federal (MPF) moveu uma ação para que a emissora explique como se contrai a doença.
A conversa ocorreu em 2 de fevereiro, mas foi ao ar na edição dos melhores momentos do programa de 9 de fevereiro. Segundo o MPF, o participante Marcelo Dourado disse em conversa com outros participantes que "hetero não pega AIDS", e que obteve a informação com médicos. Ele disse também: "Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem".
Para o autor da ação, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, ao optar pela exibição desta fala do participante, a emissora acabou "prestando um desserviço para a prevenção da Aids no Brasil".
A ação cautelar preparatória de ação civil pública, com pedido de liminar, foi ajuizada nesta quarta-feira, 24, para que a Rede Globo exiba, enquanto ainda estiver no ar o BBB 10, que termina no próximo dia 30 de março, um esclarecimento à população sobre as formas de contágio do vírus HIV, conforme definidas pelo Ministério da Saúde.
O MPF instaurou Inquérito Civil Público para apurar o dano à sociedade causado pela exibição da conversa do participante Marcelo Dourado com outros moradores da casa do BBB 10 em que este declarou também que um homem portador do vírus da AIDS "em algum momento teve relação com outro homem".
Após exibir o trecho editado da fala de Dourado, a emissora, avalia o MPF, "deixou de fornecer informações corretas sobre as formas de transmissão do vírus HIV". O apresentador Pedro Bial se limitou a dizer logo após a exibição do trecho que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes deste programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV, acesse o site do Ministério da Saúde".
Dias questionou a Globo sobre o episódio e a emissora respondeu que o BBB não conta com um roteiro, sendo espontâneas as manifestações de seus participantes e que, "qualquer manifestação preconceituosa ou equivocada () não reflete o posicionamento da TV Globo sobre o tema". Na resposta, a emissora disse ainda que "o esclarecimento feito pelo apresentador do programa foi a providência tomada pela TV Globo, por liberalidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário