Dieta do Café da Manhã, que permite que primeira refeição do dia seja farta e calórica, ganha mais adeptos e gera polêmica
Publicada em 17/03/2010 às 14h47m
O Globo com agências internacionaisRIO - Acabou a culpa de comer uma pizza fria (pode ser quente!) no café da manhã. Uma dieta - que vem ganhando mais e mais adeptos no mundo todo desde que o livro sobre ela figurou numa lista da revista "Time" como um dos dez melhores sobre o tema - permite comer tudo, tudo mesmo, no café da manhã. Esta se torna a refeição mais calórica do dia, com a promessa de se, cumprido o programinha, perder mais de 10 quilos por mês. A The Big Breakfast Diet (A Dieta do Grande Café da Manhã, livro da endocrinologista Daniela Jakubowicz, que também escreveu o badalado "Chega de dieta") não se preocupa com o que é ingerido mas, sim, a que horas. Se a pessoa comer antes das 9h uma refeição de 600 a 850 calorias, o metabolismo agirá mais rapidamente, aproveitando-se dos ritmos circadianos, que influenciam hormônios, a forma como o corpo usa os carboidratos e as proteínas e a rapidez com que se queima a gordura, segundo artigo publicado no WebMD . Ao longo do dia, após o café, mais 600 calorias são permitidas.
A autora da dieta, Daniela Jakubowicz, diz que no café da manhã pode-se comer qualquer tipo de alimento - sorvete, pizza, crepes, waflles - desde que se coma proteínas e fibras. E se faça a combinação correta de proteínas, carboidratos e doces.
- Quando você come as comidas certas na hora certa, você acelera o seu metabolismo, satisfaz sua ansiedade antes mesmo de ela ocorrer e perde peso - explica Daniela.
A médica recomenda como programa da dieta 7 porções de proteína (incluindo duas de laticínios), 2 porções de carboidratos, 2 de gordura e 1 de doce.
No almoço, são 3 porções de proteína, 3 porções livres de vegetais do grupo A, 2 porções de vegetais do grupo B e uma fruta.
No jantar, de 0 a 3 porções de proteína, vegetais do Grupo A à vontade, 2 porções de vegetais do grupo B e 2 porções de frutas.
Jakubowicz explica que a proteína é o carro-chefe da dieta por sua capacidade de causar saciedade mais rapidamente. Carboidratos também são essenciais. Isso porque, quando consumidos antes das 9h, são processados de uma maneira diferente pelo corpo, aumentando a energia em vez de serem transformados em gordura.
A dieta inclui uma porção diária de doces no café-da-manhã, para aliviar a vontade antes que a pessoa ponha tudo a perder devorando porções fartíssimas, e podem ser um pedacinho de brownie, 8 biscoitos doces ao leite, 14 jujubas.
O café-da-manhã deve ser tomado 15 minutos depois de se levantar da cama e sempre antes das 9h. O almoço deverá ser às 14 e o jantar algumas horas depois. A médica diz que mesmo quem não sente fome pela manhã se acostumará à refeição farta depois de algumas semanas. E o almoço e o jantar também são fundamentais para a pessoa mais tarde não ter ímpetos de devorar tudo o que vê pela frente.
Se as refeições tiverem muito poucas calorias para uma determinada pessoa, o café da manhã pode ter o dobro de calorias do que a médica recomenda, desde que se mantenha o prazo de ingerir tudo até 9h.
Segundo os especialistas, o café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia, mas não há comprovação científica de que deva ser ingerido até as 9h.
- É ótimo começar o dia com uma refeição bem feita, mas nada comprova que ela deva ser até 9h e nem que precisa conter o máximo de calorias do dia - explica Joan Salge Blake, porta-voz da Associação America de Dietas.
Segundo Blake, pessoas que comem um café-da-manhã saudável conseguem controlar a ingestão calórica ao longo do dia. Pular o café está associado a um maior peso corporal e risco de obesidade. Mas o que mais importa para o emagrecimento é o total de calorias ingeridas no final do dia.
Nota pessoal:
Somente faça dieta com acompanhamento de um Médico, post apenas para informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário