Revista ConSaúde pag 3
A mulher que cuida do mundo é capaz de cuidar de si mesma
Heliana Moura*
Há varias gerações a mulher tem sido criada para ser a perfeita dona de casa. Cozinhar,lavar,passa r, ,cuidar dos filho s,cuidar do marido, enfim,fazer tudo em casa. Hoje essa realidade diferente .cuidamos de tudo que foi citado e ainda trabalhamos fora,pois alem da emancipação conquistada,existe também a necessidade de cuidar das despesas do lar> nesse contexto de dupla e até tripla jornada não sobra tempo para cuidar de nós mesmas ou até nos esquecemos disso às vezes.
A amplificação do contexto da saúde,o fortalecimento do movimento de mulheres, além das conferências e do controle social neste s seguimentos,trazem a tona discussões sobre sexualidade,saúde menta aborto,adolescência, velhice,trabalho,AIDS,violência domestica e cidadania. Essas áreas exigem avanços urgentes e políticas de enferntamento.
A saúde da mulher é prioridade no contexto da gestão do SUS de acordo COM as diretrizes DO pactos pela Saúde,Das Metas do Milênio [ODM] e dos diverso s acordos Nacionais e Internacionais . Com todo esse aparato cabe simplesmente, a nós mulheres ter a consciência de nos cuidar sempre, mesmo que a correria do dia a dia faça com que nos esqueçamos disso.
Portanto é importante criar hábitos saudáveis como se alimenta de forma balanceada, dormir bem,fazer atividades física, evitar excesso de preocupação, praticar sexo seguro e reservar sempre uma época do ano para ir ao médico e fazer exames preventivo s, sem esquecer de cuidar da aparência.
de acordo com as estatísticas, o câncer que mais mata pessoas do sexo feminino é o do colo de útero, seguido pelo de mama,e para prevenir basta uma ida ao ginecologista.
Outra questão importante é o aumento significativo de caso de AIDS entre às mulheres. A única forma de se prevenir contra o Vírus HIV e outra doenças Sexualmente transmissíveis. É usar o preservativo em todas as relações sexuais.
É fundamental cuidarmos de nossa saúde física, psicológica e espiritual, e sempre que possível, nos dar oportunidade deliciosa de vivenciar atividades e momentos de lazer.. Devemos aproveitar ao máximo nosso dia a dia , sempre com qualidade de vida. Ser Protagonista de nossa história, responsáveis pela nossa saúde, pelo nsso bem estar, para depois pensarmos no outro. Mas também não nos esquecer da participação na construção de políticas que garantam o acesso à uma saúde integral e de qualidade, estando atentas e atuantes no controle social. Agora mais que nunca a mulher tem vez e voz, e ainda temos pela primeira vez no brasil uma mulher como presidente.
Estamos galgando lugares, cada vez mais alto s, pois somos competentes e capazes, mas nã podemos esquece que primeiro, devemos cuidar de nó mesmas para depoi pensarmos em cuidar do mudo.
*ESTUDANTE DE SEVIÇOO SOCIAL NO INTITUTO IZABELA HONDRIX,CONSELHEIRA MUNICIPAL DE SAÚDE E DO DIREITO DA MULHER E REPRESENTANTE DO MOVIMENTO NACIONAL DAS CIDADÃS pOSIThIVAS DE mg
Que todos nós nos manifestemos contra esse novo tipo de censura.
Sejamos todo s favoráveis à abertura dos arquivos
Tanto do Ditadura quanto da Ditabranda!!!!
Nilo Geronimo Borgna
Ativismocontraaidstb
Principio de igualdade:
Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de
qualquer direito ou isento de qualquer
dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de
origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução,
situação econômica, condição social ou orientação sexual.
Artigo 13* da constituição da República Portuguesa
NGB
Http//ativismocontraaidstb.blogspot.com
Twitter @NiloBorgna
Nenhum comentário:
Postar um comentário