A testosterona em idosos
07/07/2010
Terra
Pesquisadores afirmam que níveis de testosterona em idosos influem na saúde do coração
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que os homens idosos com maiores índices de testosterona apresentam duas vezes mais chances de sofrerem com doenças cardíacas. A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo e está ligado ao ganho de massa muscular e à diminuição da gordura corporal.
Durante o estudo, que foi realizado por quatro anos, os pesquisadores avaliaram 697 homens com idade média de 65 anos. Nesse período, eles coletaram sangue dos pacientes e os dividiram em grupos, seguindo os níveis de testosterona encontrados no organismo de cada um. Depois disso, os médicos passaram a analisar o aumento dos riscos de desenvolverem problemas no coração.
Ao longo da pesquisa, 14% dos idosos, mais precisamente cem homens, sofreram de doenças cardíacas, como o infarto. Os indivíduos que faziam parte do grupo com os índices mais altos de testosterona demonstraram ter o dobro de risco de ter problemas no coração em relação aos voluntários que tinham taxas mais baixas do hormônio. Segundo os estudiosos, o resultado não foi alterado por outros fatores de risco, como o colesterol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário