Esporte e saúde30/07/10Ministério apoia Campanha contra a Hepatite C No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, 28 de julho, a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP) lançaram a campanha de combate à Hepatite C. A mobilização tem o apoio do Ministério da Saúde e contou com a presença dos ex-jogadores da seleção brasileira na década de 1970, Jairzinho, Paulo Cesar Caju e Félix, em Brasília. Segundo o presidente da SBH, Raimundo Paraná, os atletas foram convocados pois o Brasil tem uma peculiaridade que os outros países não têm. Paraná explicou que nos países europeus e nos Estados Unidos o maior risco são as transfusões sanguíneas antes de 1994 e uso de drogas venosas. No Brasil, as transfusões contaminaram mais as mulheres. Entre homens, muitas transmissões se deram pelo uso de seringas de vidro mal esterilizadas no passado. "Os brasileiros se automedicavam muito e os atletas utilizavam energizantes, complexo B e outras injeções administradas nas farmácias. Não eram drogas ilícitas. Os jogadores de futebol, particularmente, pelas infiltrações que faziam na década de 70 e pelos energizantes”. Ainda, segundo Paraná, a hepatite C é responsável por 50% das indicações de transplante de fígado no Brasil. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentados por Paraná no Ministério da Saúde, revelam que as hepatites são uma das grandes endemias mundiais. A hepatite B tem 350 milhões de portadores, a hepatite C 200 milhões de portadores e a D, 15 milhões de portadores. “Isso daria um número 15 vezes superior ao portadores de HIV”, afirmou Paraná. |
Notícias e comentários sobre combate,HIV AIDS TB. Novidades sobre temas referentes ao ativismo social e político, política, políticas públicas e ações de prevenção.Incrementando o Ativismo,e despertando solidariedade. Minha intenção é promover o debate em torno da prevenção. Criando formas de combate e troca de experiências entre familiares e pessoas vivendo ou convivendo com este tema.
Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"
Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.
Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.
QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.
Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.
Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.
Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.
Obrigado, desculpe o transtorno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário