Oferta de laqueadura e vasectomia aumenta 30%
21/07/2010
Pacientes esperam até 18 meses para fazer a cirurgia no SUS
A oferta de cirurgias para esterilização definitiva, conhecidas como laqueadura e vasectomia, aumentou 30% nos últimos cinco anos em Campinas. Segundo a Secretaria de Saúde do município, atualmente são oferecidas 90 vasectomias e 60 laqueaduras por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A espera por esse atendimento, que era de 40 meses em 2009, passou para 18 meses em 2010.
O processo
Nos Centros de Saúde (CS) um médico avalia se a pessoa preenche os requisitos da lei de Planejamento Familiar. Se a resposta é positiva, a pessoa é inscrita num grupo para participar de reuniões onde são promovidas ações de informação e educação em saúde. Nestes encontros, os participantes conhecem as várias opções de métodos contraceptivos. Ao final destas etapas, após conhecer as alternativas e refletir sobre a melhor decisão, se a pessoa estiver segura da sua opção ela é encaminhada para o ambulatório de Planejamento Familiar, na Policlínica 2, para agendar a cirurgia.
No Sistema Único de Saúde (SUS) a vasectomia só pode ser feita por homens com mais de 25 anos e mais de dois filhos, segundo a lei de Planejamento Familiar.
Clipping Bem Fam(21/07/010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário