Publicado em 20/05/2010
Dia internacional combate à homofobia é comemorado com apoio da população por avanços sociais na cidade
Estudantes manifestam espontaneamente apoio às causas LGBT
O Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT – Hanna Suzart comemorou o dia internacional de combate à homofobia, na última segunda, 17, colhendo assinaturas da população friburguense em apoio ao projeto de lei 013/09 que proíbe discriminação a pessoas em razão de sua orientação sexual. O 17 de maio é comemorado como o Dia Internacional de combate a Homofobia, pois neste mesmo dia, no ano de 1993, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação de doença.
O projeto de lei 013/09 ainda nem foi apresentado a Câmara Municipal de Nova Friburgo, mas já tem despertado interesse desde que a população tomou conhecimento de sua existência, por se tratar de uma proposta de lei que criminaliza a discriminação em razão da orientação sexual, garantindo os direitos e a cidadania da diversidade, o que vai de encontro às reivindicações dos centros de referência.
A ação foi bem recebida pela população friburguense, foram recolhidas centenas de assinaturas, com adesão principalmente de estudantes, que numa demonstração de apoio e esclarecimento, compareceram maciçamente à barraca montada especialmente para evento e decorada com bandeiras do arco-íris, símbolo internacional da militância LGBT.
O centro de referência é um convênio entre o governo municipal e o do estado, que além de acolher e atender a população, parentes e amigos LGBTs, orienta a população em geral sobre os direitos LGBTs, forma e fortalece uma rede social de apoio, sensibiliza e capacita gestores públicos, participa da formação e adequação de políticas públicas e contribui para formação de um banco de dados estadual sobre homofobia.
Centro de Referência já conta com equipe para atendimento ao público e tem data marcada para inauguração
Durante a ação a equipe do Hanna Suzart já pode contar com o apoio de novos profissionais – um advogado, uma psicóloga, uma assistente social e um auxiliar administrativo – selecionados a partir de um edital público, seleção de currículos e entrevista, realizados juntamente com a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado.
O Hanna Suzart está com a cerimônia de inauguração prevista para o dia 7 de junho, com horário e local a serem definidos. A partir de então, os atendimentos e as ações em conjunto com a população da Região Centro-Norte fluminense terão início efetivamente, no endereço: Avenida Alberto Braune, 223 - Centro – antiga Rodoviária Leopodina. Horário de funcionamento: 09 ás 18h
http://www.avozdaserra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário