OAB é contra sigilo de arquivos da Presidência
São Paulo - Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), criticou hoje a decisão da presidente Dilma Rousseff de apoiar a aprovação no Congresso da Lei de Acesso à Informação Pública. A aprovação permitirá que documentos públicos permaneçam em segredo por tempo indefinido.
De acordo com nota da OAB, Ophir recebeu a decisão do governo com perplexidade, já que a posição do PT sempre foi a favor da abertura dos arquivos. "Lamento que o recuo de Dilma esteja ocorrendo em razão de pressões pessoais por parte dos ex-presidentes da República José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor de Melo (PTB-AL), que não querem revelar documentos secretos de seus mandatos", disse.
Para Ophir, esse recuo do governo, com o sigilo dos arquivos, pode indicar uma manobra para que em um futuro próximo não sejam divulgados os arquivos e documentos das duas gestões de Lula. Segundo o presidente da OAB, a afirmação de Sarney de não reabrir feridas do passado deve ser rechaçada. "A história precisa ser conhecida e não tenho dúvidas de que quem perderá com isso tudo será a cidadania deste país, que terá vetada a possibilidade de acessar a sua história".
Veja mais
Fonte:
http://www.folhavitoria.com.br/
OAB critica Procuradoria por arquivar caso Palocci
OAB repudia advogado que defendeu "ética de bandido"
OAB critica arquivamento do caso Palocci
UnB processa Unisanta por prejuízo com Exame da OAB
Após crise com OAB, STJ dá posse a ministros
Nenhum comentário:
Postar um comentário