Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

domingo, 15 de agosto de 2010

Projeto Quero Fazer: a saúde aonde o povo está Mário Angelo Silva UnB Agência

Sobre o programa Quero Fazer; Eis o descobri na web:


UnB Agência

PREVENÇÃO - 14/05/2010

Versão para impressão Enviar por e-mail

Projeto

Quero Fazer:

a saúde aonde o povo está

Mário Angelo Silva



Está na Constituição: “saúde é direito de todos e dever do Estado”. Cabe ao governo e à sociedade adotar medidas políticas e operacionais para sua promoção e manutenção, garantindo o sagrado direito de todos às condições necessárias de “bem estar físico, psicológico e social”.

Tal direito está amparado pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), garantido na universalidade de acesso a serviços, bens e insumos; e na integralidade da atenção à saúde e equidade no atendimento às demandas, conforme graus de exposição a fatores de risco peculiares e vulnerabilidades de pessoas e grupos populacionais.

Em que pesem as dificuldades conjunturais para a viabilização e operacionalização desses princípios e consolidação de direitos, as políticas, programas e ações de saúde pública implementadas têm contribuído para o enfrentamento dos problemas e agravos à saúde dos segmentos socialmente e epidemiologicamente mais afetados, principalmente no campo das doenças sexualmente transmissíveis.

As doenças transmissíveis – seja por contatos sociais, ambientais ou sexuais – requerem atenção especial da saúde pública, por estarem intimamente associadas a modos de vida, comportamento, percepções, crenças e idéias prevalentes na sociedade (representações sociais), para além das compreensões e intervenções médico/clínicas e laboratoriais. Devem ser compreendidas e enfrentadas de maneira interdisciplinar e multiprofissional, tanto no âmbito das ações de prevenção quanto de assistência voltadas para a população em geral, com especial olhar para os segmentos mais vulneráveis.

A prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) envolvem vários aspectos da vida social e intersubjetiva, que incluem as atitudes, orientações e práticas sexuais, tanto no plano individual quanto coletivo, determinados pelas condições de vida, trabalho e inserção social/comunitária.

A política e os programas de controle das DST e Aids são considerados exemplares, tanto no campo da prevenção quanto da assistência, baseadas em ações bem estruturadas de vigilância epidemiológica e de referenciamento na rede pública de saúde, voltada para a população geral e para segmentos específicos.

Estudos sócio-epidemiológicos revelam que, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis, as pessoas com orientações homossexuais, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros) e as(os) profissionais do sexo têm maiores dificuldades de acesso aos serviços de saúde, principalmente para consultas e atendimentos ambulatoriais e exames laboratoriais.

As unidades de saúde e o Programa de Saúde da Família não estão devidamente preparados para acolher essa população, que não corresponde ao perfil familiar e comunitário que está no eixo das ações programáticas dessas modalidades de atenção à saúde. Como integrantes de segmentos específicos, tais pessoas não são reconhecidas como potenciais usuárias do SUS (trabalhadoras, pais, mães, filhas, tias, avós e bisavós): são invisíveis na família e na comunidade, e quando buscam as unidades de serviços, nem sempre são bem acolhidas, conforme preconizado pelos princípios do SUS e pressupostos da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS).

Os movimentos sociais, as organizações sociais e setores de gestão das políticas públicas de saúde dedicadas a essa população têm ocupado espaços políticos e sociais importantes, estimulando a visibilidade e a força política no campo das representações democráticas e defesa de direitos de acesso à saúde, sociais e humanos dessa população.

O Plano Nacional de Enfrentamento do HIV/Aids entre Gays, Travestís e HSH (Homens que fazem Sexo com Homens)e sua implementação nos Estados, DF e Municípios resulta das lutas políticas, articulações intersetoriais e operacionais de combate aos preconceitos, discriminações e desrespeitos aos direitos das pessoas.

O projeto “Quero Fazer- Ações de Aconselhamento e Testagem HIV para Gays, Travestís e Homens que fazem Sexo com Homens”, implementado em Recife, Rio de Janeiro e no DF, representa e exemplifica possibilidades de facilitação de acesso dessa população a serviços básicos de atenção à saúde, como a testagem laboratorial rápida do HIV, disponibilizada em locais de fácil acesso para essa população. Um laboratório móvel fica estacionado em lugares estratégicos, com uma equipe técnica de profissionais da saúde e mobilizadores sociais de plantão em alguns dias da semana.

Os exames anti-hiv seguem as normas e procedimentos recomendados pelo Ministério e secretarias de saúde. Os aconselhamentos enfatizam e estimulam a busca de consultas atendimentos e vinculações a serviços públicos e privados de saúde; além da função laboratorial, o aconselhamento tem como finalidade promover a prevenção, com informações e disponibilização de insumos, material educativo e preservativos.

A Universidade de Brasília é parceira do Departamento Nacional DST/Aids e Hepatites Virais- Ministério da Saúde, e da PACTBrasil (organização não-governamental vinculada à USAID) no desenvolvimento do referido projeto no Distrito Federal e Entorno.

Compartilhamos o entendimento de que a saúde pública deve estar “aonde o povo está”, parafraseando a música popular brasileira. O trailler/laboratório móvel estacionará em lugares estratégicos, disponibilizando aconselhamento e exames para quem quiser. Que venham as pessoas com maiores dificuldades de acesso aos serviços da rede pública e privada de saúde.


ATENÇÃO
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=262

Veja tambem no site do Pact Brasil>>

http://www.pactbrasil.org/querofazer/blogs/blog5.php/sobre-o-programa/

Grande iniciativa na prevenção e detecção do diagnóstico do hiv.

Divulguem!!!!!

leiam matéria" soropositivos morrem sem diagnóostico" consulte nesse blog...


Nenhum comentário: