Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eles, o sexo frágil 16/08/2010

Eles, o sexo frágil

16/08/2010

Nos últimos anos, os homens abandonaram os tabus e passaram a buscar exames preventivos, mas eles ainda são as principais vítimas do próprio descuido, que resulta em doenças graves

Nos últimos anos, os homens têm participado mais do planejamento familiar e enfrentado melhor os tabus relacionados a exames preventivos do câncer de próstata. Entre 2003 e 2009, triplicou o número de PSAs (Dosagem de Antígeno Prostático Específico), teste que detecta atividade anormal da próstata. O empresário Renato Oliveira, 55 anos, entra nessas estatísticas. Aos 38 anos, ele sofreu o primeiro infarto. Hoje, tem três pontes no coração — de safena, mamária e radial — e toma mais de 20 comprimidos por dia. Além da cardiopatia, diabetes, pressão alta e problemas renais e de circulação fazem parte da rotina do empresário, casado com a servidora pública Mércia Gomes, 58 anos. Após os sustos que teve com os diversos problemas de saúde, ele fez o PSA(1). “Melhor prevenir o câncer do que não fazer o exame e depois ouvir do médico que não existe mais solução.”

Renato e Mércia estão juntos há mais de 10 anos e foi a mulher que ajudou o marido a cuidar melhor da saúde. “Até 2006 ele fumava e bebia, comia muita gordura e fritura”, conta. Só depois da última internação grave, decorrente de um edema pulmonar, Renato começou a mudança de hábitos. “Hoje vou ao médico, faço exames periódicos e controlo minha alimentação”, diz.

Muitas histórias parecidas com a de Renato nem sempre têm o mesmo fim. A principal causa de morte dos adultos brasileiros está relacionada a problemas cardíacos, sendo que a maioria deles poderia ser evitada com a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os homens só buscam serviços de saúde quando o problema já evoluiu, tendo que recorrer aos hospitais. Para o diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Saúde do Homem, José Luiz Telles, essa falta de iniciativa em buscar atendimento médico faz com que aumentem as incidências de diagnósticos tardios e, consequentemente, leva ao agravamento das doenças. “O homem tem a cultura do não cuidar, considera-se acima das doenças e teme procurar o serviço médico para não encontrar o que não quer ver”, afirma.

Expectativa

Já as mulheres se preocupam e cuidam melhor da saúde e da qualidade de vida do que os homens, e por isso vivem mais. A expectativa de vida delas é de 77 anos, enquanto eles vivem em média até os 69 anos. Quanto à prática de exercícios físicos, 18% dos homens não fazem exercício, contra 9% das mulheres. Além disso, eles comem mais carne vermelha do que elas e fumam mais — 43% dos homens admitiram comer carne com excesso de gordura, e apenas 24% das mulheres têm o mesmo hábito. “Tradicionalmente os homens vivem menos, exatamente pelo fato de se exporem mais aos fatores de risco, como a violência, o tabagismo e o alcoolismo, além de terem menor cuidado com a alimentação”, explica o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, José Francisco Kerr Saraiva.

1 - Ações

Em Sorocaba (SP), um dos municípios que aderiram às ações de política de saúde do homem, um ônibus itinerante com dois consultórios oferece exames urológicos gratuitos, como a ultra-sonografia de próstata. O Ministério da Saúde distribuiu R$ 613 milhões entre 80 municípios do país para ações e serviços voltados ao público masculino.

Mais vasectomias

Entre 2003 e 2009, o número de vasectomias aumentou 79% — no ano passado foram realizadas mais de 30 mil cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os homens estão assumindo mais as responsabilidades que antes ficavam exclusivamente para as mulheres”, afirma o diretor do departamento de ações programáticas e estratégicas do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Saúde do Homem, José Luiz Telles. O analista de sistemas Anderson Camelo, 32 anos, há um ano decidiu fazer a cirurgia. Casado e pai de dois filhos, ele e a esposa Jeanne decidiram que essa seria a melhor forma para evitar outra gravidez. “Minha esposa teve algumas complicações nas vezes em que ficou grávida e também concluímos que já estávamos satisfeitos com as duas crianças”, conta.

Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Distrito Federal, Diogo Mendes destaca a importância do diálogo entre o casal. “É fundamental que a decisão seja conjunta, e que estejam certos dela”, explica. Anderson e Jeanne foram juntos à primeira consulta, ouviram toda a explicação do especialista e tiraram as dúvidas. “Quando o médico perguntou se nós tínhamos certeza, minha mulher inclinou a cabeça e demorou para responder. Então ele pediu para nós pensarmos mais um pouco, já que é uma decisão séria”, conta. Os dois conversaram bastante e alguns meses depois a cirurgia foi realizada. Mendes alerta que legalmente só podem fazer vasectomia homens com mais de 25 anos, em um relacionamento estável e que tenham mais de dois filhos.

cortesia:Clipping Bem Fam

Nenhum comentário: