Hepatite B: vacinação é ampliada
O DIA - RJ 12/03/2010
Gestantes, manicures e caminhoneiros são alguns dos que terão direito ao imunizante
Gestantes após o primeiro trimestre de gravidez, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, lésbicas, bissexuais, transgêneros, pessoas com doenças sanguíneas como hemofílicos e portadores de DSTS poderão, a partir de hoje, receber gratuitamente a vacina contra HEPATITE B nos postos de saúde. Ontem, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação, que antes era restrita a pessoas com até 19 anos e outros grupos populacionais.
"A HEPATITE B nem sempre responde ao tratamento. A vacinação é capaz de prevenir em até 95% o risco de contaminação pela doença, que pode causar cirrose ou câncer de fígado", explica Ricardo Gadelha, coordenador do Programa de hepatites virais do Ministério da Saúde, acrescentando que o objetivo é, no futuro, vacinar toda a população.
De acordo com Gadelha, o vírus da HEPATITE B é muito resistente e de fácil contaminação.
Além da transmissão sexual, a HEPATITE B pode ser transmitida por alicates e outros utensílios usados por manicures.
Assim como pelo uso compartilhado de drogas injetáveis e inaláveis. Escovas de dente e lâminas de barbear também podem ser fontes de contágio da doença."O vírus sobrevive por sete dias na superfície.
Por isso é contra indicado compartilhar barbeadores e escovas de dente. É importante que as pessoas saibam que não é preciso ter sangue para que o vírus sobreviva e possa contaminar", diz o especialista.
A vacina vai estar disponível em todos os postos de saúde com salas de vacinação do País. De acordo com o ministério, serão cerca de 60 mil pontos distribuídos pelo Brasil.
NÚMEROS
33MILHÕES
de doses da vacina serão aplicadas ao longo do ano no País.No ano anterior foram 15 milhões de doses.
Tem outra postagem com esse tema, veja no marcador, hepatite B, Vacinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário