Explicação sobre o blog "Ativismocontraaidstb"


Aproveito para afirmar que este blog NÃO ESTÁ CONTRA OS ATIVISTAS, PELO CONTRÁRIO.

Sou uma pessoa vivendo com HIV AIDS e HOMOSSEXUAL. Logo não posso ser contra o ativismo seja ele de qualquer forma.

QUERO SIM AGREGAR(ME JUNTAR A TODOS OS ATIVISTAS)PARA JUNTOS FORMARMOS UMA força de pessoas conscientes que reivindicam seus direitos e não se escondam e muito menos se deixem reprimir.

Se por aí dizem isso, foi porque eles não se deram ao trabalho de ler o enunciado no cabeçalho(Em cima do blog em Rosa)do blog.

Espero com isso aclarar os ânimos e entendimentos de todos.

Conto com sua atenção e se quiser, sua divulgação.

Obrigado, desculpe o transtorno!

NADA A COMEMORAR

NADA A COMEMORAR
NADA A COMEMORAR dN@dILM@!

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

#CONVITE #ATOpUBLICO DE #DESAGRAVO AO FECHAMENTO DAS #EAT´S

SEGUNDA-FEIRA 10:00hS
EAT Luis Carlos Ripper - Rua Visconde de Niterói, 1364 - Bairro Mangueira.
Caro Companheiro (a), Venha participar, com sua presença, dia 18 de fevereiro, às 10hrs da manhã de um "abraço" ao prédio da nossa querida EAT - Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper que, junto com a EAT Paulo Falcão ( Nova Iguaçu) foi fechada por uma arbitraria decisão governamental. Participe deste ato de desagravo ao fechamento de duas escolas públicas, reconhecidas e premiadas internacionalmente que, há dez anos, levam educação de excelência ao povo. ... Compartilhe este convite com todos aqueles que, como você esta comprometidos com a educação verdadeiramente de qualidade. >> Assine a petição para não deixar o governo do estado acabar com duas escolas de excelência!! << http://www.avaaz.org/po/petition/Pelo_manutencao_das_EATS_e_de_sua_Metodologia/?cqMRZdb Saiba mais: http://sujeitopolitico.blogspot.com.br/

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!

ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO!!!
3 anos de existência com vocês...

Ativismo Contra Aids/TB

sábado, 5 de maio de 2012

CASAL SORODISCORDANTE

Prezados,

O Grupo Água Viva - Centro de Referência e Prevenção das DST/AIDS apoia em sua totalidade, com o "Encontro Nacional de Casais + com - a ser realizado pelo Grupo de Ação e Prevenção às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS".

Há tempos que aguardávamos uma temática como esta, visto que a convivência entre casais "SORODISCORDANTES" vem superando as expectativas dos então soropositivos, levando-se em consideração o respeito e aceitação do "Não Soropositivo" ao seu parceiro tomadas as suas devidas precauções na prevenção ao uso contínuo do preservativo.

Para quem ainda não entende estema, convido a assistir esta campanha da ABIA: 

Em discussão:

Casais sorodiscordantes para Aids confessam que  nem sempre optam  por relações sexuais com  preservativo
Pesquisa realizada com 13 casais heterossexuais em que um parceiro tem HIV revela falta de segurança na relação sexual.
 
Com o intuito de estudar o universo dos casais sorodiscordantes mais a fundo, a pesquisadora Ivia Maksud realizou pesquisa que resultou na tese de doutorado intitulada “Casais sorodiscordantes, conjugalidade, práticas sexuais e HIV/Aids”. Segundo a autora, “a tese examina a partir de uma perspectiva sócio-antropológica como se dão as relações conjugais entre casais sorodiscordantes para o HIV”. A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2007, baseou-se em entrevistas individuais com perguntas basicamente sobre questões relacionadas à descoberta da sua soropositividade ou da de seu parceiro, na convivência com a doença no cotidiano, hábitos sexuais do casal e vida afetivo-sexual.
 
O estudo foi realizado com entrevistas de treze casais cujos componentes apresentavam idades compreendidas entre 23 e 61anos de idade. Inicialmente, a pesquisadora realizou quatro entrevistas com casais do município do Rio de Janeiro e depois com mais quatro com casais de outros estados. Posteriormente, ela inseriu na pesquisa um grupo de nove casais assistidos pelo Ipec –Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, um instituto de pesquisa situado no campus da Fiocruz que realiza acompanhamento médico de casais sorodiscordantes para o HIV. Casais sorodiscordantes são aqueles em que um dos cônjuges é portador de HIV e o outro não.
 
De acordo com o estudo, muitos casais relataram que a revelação da soropositividade ao parceiro foi algo temido e que, diante do conhecimento da doença, os contatos íntimos passaram a ser mais escassos. Um casal sempre “dá beijos na boca, embora ‘a intensidade já tenha sido maior, porque no período da descoberta houve uma queda total e depois uma retomada, mas não é mais como era antigamente’”, relata a pesquisadora fazendo referência ao depoimento de um dos entrevistados.
 
Quando perguntados acerca da utilização de preservativos, houve casais que afirmaram dispensar seu uso e que “a gente começa a se gostar tanto que não liga para o que o outro tiver”. E ainda: “preservativo incomoda, tira a sensibilidade e o conforto”. O descaso com o uso da camisinha aparece recorrente em diversos momentos das entrevistas: “Gosto muito dela, mas te confesso que a gente faz sem camisinha. A gente acha até que ela tem. Aí ela faz os exames (e não ocorre a transmissão)”, afirma um soropositivo que tem relacionamento conjugal de cinco anos com soronegativa.
 
A falta de esclarecimento acerca da transmissão também se mostrou presente: “homem não pega de mulher”, afirmou um dos entrevistados. Alguns portadores do HIV disseram preferir ter parceiros portadores do vírus porque, segundo eles, “seria natural”.
 
Diante dos resultados da pesquisa, Ivia finaliza falando acerca do distanciamento existente entre a população e as informações de tratamento e prevenção da Aids oferecidas pelo Ministério da Saúde e por outros membros da sociedade. Segundo ela, o material distribuído com o intuito de promover o esclarecimento acerca da doença não tem seus códigos decodificados,ou seja , não são compreendidos pelas pessoas, de uma forma geral. “A existência de informações oficiais sobre prevenção e tratamento do HIV/Aids disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em campanhas, livros, folhetos e cartilhas educacionais, materiais de promoção à saúde desenvolvidos e distribuídos por Ongs, o conjunto de entrevistas sugere uma distância entre códigos produzidos e recebidos”, afirma.
16/04/2008


Esperamos ter este Projeto aprovado e assim abrir novos caminha para a percepção desta realidade nos tempos atuais.

Mais uma vez, PARABÉNS aos idealizadores.
 
 
Atenciosamente, 
Luiz Bessa
Administrativo Financeiro
Contribua com a nossa causa: Banco do Brasil 01 - Agência nº 0087-6 C/C 12.668-3

CNPJ: 00.713.514/0001-94
Inscrição Municipal Nº 519.462-8 - Assistência Social

O Centro de Referência e Prevenção das DST/AIDS parte integrante do Grupo Água Viva, criado em 19 de dezembro de 1994, é uma Organização Civil sem fins lucrativos, designada ONG/AIDS, com a finalidade e objetivo de ASSISTIR, ORIENTAR e TRATAR pessoas com HIV e doentes de AIDS. Telefax: (21) 3317-2872  / 7694-4031 / 8694-3449 - Luiz Bessa.
Redes Sociais:
http://grupoaguaviva.org.br/index.php

Um comentário:

GAV-RJ disse...

Estamos no aguardo de ver aprovado este Projeto e participarmos com as nossas experiências.