Projeto Fundo Global TB – Brasil
De acordo com a coordenação do programa, no nível federal, a integração das ações vai de “vento em popa”. Tanto o PNCT quanto o Departamento de Aids já preconizam as ações colaborativas. Mas na ponta, o cenário ainda está longe do ideal.
No nível municipal, o projeto TB/HIV da região Sul é o melhor e mais concreto exemplo da integração, mas os Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE) da Aids já estão assumindo o tratamento dos pacientes de tuberculose. Para fortalecer este iniciativa, o Ministério da Saúde prepara campanha publicitária sobre a coinfecção.
Segundo o coordenador do PNCT, Draurio Barreira, além do legislativo, o planejamento e as ações avançam na consolidação e na ampliação de parcerias com movimentos sociais e ativistas para promoção do efetivo controle social da doença. “Embora os resultados práticos ainda não sejam palpáveis, afinal a articulação é muito incipiente, conquistamos importantes avanços. Por exemplo, maior visibilidade para uma doença de determinação social, a sensibilização dos congressistas para apresentação de projetos de lei que favoreçam os doentes, a inclusão da tuberculose no programa do governo federal ‘Brasil sem Miséria’”, cita o coordenador.
O tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada no fim de novembro passado, veio de encontro ao controle da tuberculose. Embora as discussões não tratem de patologias especificas, muitas das propostas aprovadas estão relacionadas ao fortalecimento da atenção básica essencial para a abordagem da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário