O PRÊMIO
O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, lançado pelo COEP em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.
Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17.000 votos, provenientes de 674 localidades, e 33 (trinta e três) vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra.
Em 2009 o Prêmio teve ainda mais participantes. Foram cerca de 78.000 votos de 1.410 localidades e 32 vencedores.
PROCESSO DE SELEÇÃO – OS INDICADOS
Em cada município listado no site, a Rede COEP e organizações parceiras, indicam 03 pessoas para participarem do Prêmio, a partir de iniciativas desenvolvidas localmente. Os indicados ao prêmio nesta edição são pessoas de comunidades que participam ativamente na promoção da melhoria da qualidade de vida na sua região ou pessoas que, não sendo comunitários, participam ativamente e com dedicação pessoal ao trabalho em comunidade.
Não podem ser indicadas pessoas que são ou foram candidatas a cargos eletivos por partidos políticos.
Os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem a um Prêmio regional.
Todos(as) contam com nosso reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem.
Em cada região e município (quando for o caso) é selecionado(a) aquele(a) que receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros.
COMO VOTAR
Você pode participar selecionando dentre os indicados na sua região e no seu município (quando for o caso), aquele que, na sua opinião, desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda.
Os nomes dos(as) premiados(as) serão divulgados nesta página em dezembro de 2010.
Veja no menu do lado esquerdo os premiados de 2008, 2009 e as entrevistas.
CONTATOS
REALIZAÇÃO
A iniciativa é do COEP e de sua Rede Mobilizadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário