Parceiros do movimento de luta contra Aids, volto a usar este espaço para lembrá-los que o dia 24 de março é dedicado a luta contra tuberculose. Sabemos que hoje as pessoas não morrem mais pelo HIV, porém sabemos que as pessoas com HIV são as que mais morrem por tuberculose, a oportunista que mais leva a óbito as PVHa.
Hoje circula no Jornal do Brasil a meteria intitulada o bacilo da Pobreza, é verdade que a tuberculose ataca muito mais as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, também é verdade que ela é uma doença democrática ela ataca o rico, o pobre, o negro, o profissional do sexo, o LGBT, ou seja, qualquer segmento é vulnerável a ela.
Por isto no dia 24 promova em sua instituição qualquer ação que possa alertar a população conta tuberculose. As pessoas vivendo com Aids, leve a elas o conhecimento sobre o problema da coinfecção, que se não for tratada pode levar a morte. Também se o tratamento não for feito corretamente essa tuberculose pode se tornar resistente ou multiresistente. Um tratamento inicial de 30 dólares, pode terminar em 2000 dólares.
A tuberculose tem tratamento, tem cura, tem medicação em qualquer unidade básica de saúde. Agora com a medicação 4x1 também se diminui os efeitos colaterais.
Lembre-se que o Brasil tambem é signatario das metas do milênio, onde a erradica~cao da tuberculose, esta inserida, logo todos nos temos dever de colaborar com este indicador.
ANTONIO ERNANDES MARQUES DA COSTA
Coordenador da ONG/GRUPAJUS
Coord. Adjunto do Comite Metropolitano de Combate a TB/PA - FUNDO GLOBAL
Representante Norte na CNAIDS - MS/DEPARTAMENTO -DST/AIDS/HEPATITES VIRAIS
Representate Norte no MCP - Mecanismo de Coordenação de País
Av. Senador Lemos, Passagem Vila Nova, 152 - CEP 66.120-510 - Belém - Pará
fone (91) 91916202/ (91) 8296.5215 Belem - Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário