08 de março de 2011, Dia Internacional da Mulher, terça feira de Carnaval..............e, as mulheres Paraenses vão botar o bloco na rua!!!!!!!!!!
Para celebrar a data organizações femininas, culturais, comunitárias, sindicais e afro-religiosas estarão promovendo o desfile do BLOCO “MARIA QUITÉRIA”, pelas ruas do bairro da Pedreira.........o bairro do samba e do amor!
Em seu primeiro ano de desfile o Bloco prestará uma homenagem à luta das mulheres por direitos e oportunidades iguais, bem como, a contribuição feminina ao desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento, da arte e da cultura nacional.
ALAS DO BLOCO
Bertha Lutz – Líder Feminista na luta pelo Direito ao Voto. Presidente da Federação para o Progresso Feminino – “A LUTA DAS MULHERES PELA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA”
Alice Tibiriçá – Líder Feminista, Presidiu a Federação das Mulheres do Brasil e liderou importantes Movimentos como a Campanha “O Petróleo é Nosso!” e a luta contra a carestia – “EM DEFESA DAS RIQUEZAS DO BRASIL”
Madalena Caramuru – 1ª Mulher a se alfabetizar no Brasil – “A LUTA DAS MULHERES POR EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO”
Eneidas, Chiquiinhas e Julietas – Eneida de Moraes: Jornalista, escritora e pesquisadora Paraense; Chiquinha Gonzaga: afrodescendente, abolicionista, compositora e maestrina; Julieta de França: escultora Paraense – “A CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES NA ARTE E CULTURA”
Maria da Penha – Biofarmacêutica, vítima de violência, lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Sua luta resultou na sanção da Lei “Maria da Penha” que cria mecanismos para coibir a violência contra a mulher - “A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA”
Filipa de Aranha e Mãe Doca – Filipa de Aranha: Líder Quilombola no Pará; Mãe Doca: Paraense, Sacerdotisa da Umbanda e do Culto Afro-Religioso. Filha do africano Manoel–Teu Santo, seu Terreiro foi fundado em 19 de março de 1891 – “A LUTA CONTRA A ESCRAVIDÃO, O PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA”
DATA DO DESFILE: 08 de março de 2011
HORÁRIO DA CONCENTRAÇÃO: 15:00hs
LOCAL DE CONCENTRAÇÃO: Avenida Pedro Miranda, em frente ao Colégio Salesiano do Trabalho
TRAJETO: Av Pedro Miranda – da Travessa Alferes Costa até a Praça Eneida de Moraes
CORES DO BLOCO: Rosa e Lilás
ORGANIZAÇÕES QUE CONFIRMARAM ADESÃO AO BLOCO: Confederação das Mulheres do Brasil; Federação das Mulheres do Estado do Pará; União Brasileira de Mulheres; Associação de Mulheres Unificadas de Belém e Região Metropolitana; Força Sindical Pará; Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Nova Central Sindical de Trabalhadores; Instituto Nangetu de Tradição Afro e Desenvolvimento Social; Congresso Nacional Afro-Brasileiro; AMAIA; ACCEL; CISNE.
APOIADORES DO BLOCO: Coordenadoria dos Direitos da Mulher do Município de Belém; Belemtur, IAP, Partido Pátria Livre; Partido Humanista da Solidariedade; Partido Comunista do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário