Mais ferro, mais saúde
A quantidade ideal em cada faixa etária
Todos os dias uma parte do ferro que ingerimos é eliminado. Para manter uma quantidade suficiente desse mineral no organismo é preciso se alimentar bem, priorizando alimentos de origem animal, pois estes são absorvidos de forma mais eficiente pelo corpo.
Você pode encontrar o ferro em alimentos como: carnes de porco, cordeiro, frango e peixe, fígado, mariscos, rim, coração, feijão, frutas secas, pão de trigo, pão integral, cereais, agrião, couve, cheiro-verde, taioba, favas, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais, nozes, castanhas, e derivados da cana-de-açúcar, como melaço, rapadura e açúcar mascavo.
Mas apenas ingerir alimentos ricos em ferro não é suficiente. O café e o chocolate, por exemplo, impedem a absorção do mineral pelo corpo, por isso alguns médicos costumam receitar complementos à base de vitamina C. Consulte o seu médico e faça um check-up para descobrir se você tem alguma carência de minerais no seu corpo.
A carência de ferro pode levar a um quadro de anemia e ainda pode implicar em uma redução da capacidade física e intelectual, diminuição da resistência a infecções, e durante a gravidez pode prejudicar o peso do bebê.
Confira abaixo a recomendação de ferro (mg) diária para cada indivíduo, segundo a Dietary References Intakes (DRI).
Crianças:
- 1 a 3 anos: 7 mg
- 4 a 8 anos: 10 mg
Mulheres:
- 9 a 13 anos: 8 mg
- 14 a 18 anos: 15 mg
- 19 a 50: 18 mg
- 51 anos em diante: 8 mg
Homens:
- 9 a 13 anos: 8 mg
- 14 a 18 anos: 11 mg
- 19 em diante: 8 mg
Custom Editora
Especial para o Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário