Ministro Temporão lança em São Paulo campanha de prevenção ao HIV para o Dia dos Namorados
08/06/2010
Iniciativa tem apoio de empresas e pretende distribuir até o próximo sábado 1 milhão de preservativos
O Dia dos Namorados, 12 de junho, é uma data romântica e afetiva para milhares de casais no Brasil. Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Conselho Empresarial Nacional de Prevenção ao HIV/Aids (Cenaids) quer aproveitar a ocasião para distribuir preservativos, ressaltando a importância do material até mesmo nas relações estáveis.
O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou (7), do lançamento desta campanha na editora Abril em São Paulo. “As pessoas estão sempre namorando e fazendo sexo. E isso é muito bom, mas com prevenção”, disse.
Temporão ressaltou que o enfrentamento da aids não é só responsabilidade do governo. “Todos têm um seu papel nessa luta. Os empresários, a mídia e cada pessoa, ao usar o preservativo e se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis, está contribuindo”, comentou.
De hoje até sábado cerca de 1 milhão de kits, compostos por um preservativo e informações sobre os meios de transmissão do HIV, serão oferecidos no Cinema Itaú/Unibanco no Shopping Bourboun e nas 18 empresas que integram o Ceaids.
Os preservativos foram doados ao Conselho pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Segundo a Diretora deste órgão pertencente ao Ministério da Saúde, Mariângela Simão, a parceria com as empresas possibilita fazer chegar materiais preventivos a um público diferenciado. “Essas pessoas que trabalham nas grandes empresas nem sempre são atingidas pelas nossas campanhas e pelas atividades das ONGs (organizações não governamentais”, comentou.
Sexo, sem grilo
Em referência à expressão ficar com grilo, que significa ter a consciência pesada por algo errado, o Ceaids adotou esse inseto como personagem das suas campanha de prevenção ao HIV.
Para este Dia dos Namorados, o grilo será usado em cartazes e folders e o barulho que o inseto faz, incomodando o sono de muitas pessoas, será lembrado em filmes publicitários nas empresas.
“Foi uma maneira divertida que encontramos de lembrar sobre os riscos do sexo sem prevenção”, disse a Gerente de Saúde e Prevenção na editora Abril, Neusa Burbarelli. “Para ficar sem grilo, é melhor usar camisinha”, acrescentou.
A Abril é a empresa que preside o Cenaids. Essa rede de empresas foi criada em 1999 e tem por objetivo mobilizar o empresariado, independentemente do seu porte, a implantar atividades no local de trabalho e com as famílias dos trabalhadores nas áreas de prevenção do HIV e combate à discriminação.
Hoje, participam também do Ceaids a Avon, Bradesco, Colgate/Palmolive, Itaú/Unibanco, Embraer, Serviço Social do Comércio (Sesc), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Natura, Nestlé, Philips, Santander, Unilever, TAM, Vivo e Volkswagen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário