Preservativo inflável de 5 metros e tenda sobre DST/aids viram atrações no centro de Niquelândia – Goiás
30/06/2010
A instituição, em parceria com a mineradora Anglo American e a Secretaria de Saúde de Niquelândia, instalou uma tenda e expôs os principais métodos de prevenção contra as DST/aids, com a distribuição de panfletos e preservativos, além de ter fornecido informações sobre como adquirir a camisinha feminina nos serviços de saúde locais. Um telão também exibiu filmes temáticos. O projeto faz parte de ação da Anglo American em comemoração ao Dia dos Caminhoneiros, celebrado nesta quarta, dia 30.
O consultor Peixoto visitou cinco farmácias no comércio central da cidade. Segundo ele, todas elas vendem preservativos e o contraceptivo de emergência conhecido como pílula do dia seguinte. “Mas, uma tinha quantidade superior desse remédio à venda em relação às camisinhas”, disse. Para ele, este fato pode indicar o alto consumo da droga na região.
No entanto, a recomendação médica é a de que ela deva ser usada em casos excepcionais, quando não há possibilidade de outra forma de prevenção da gravidez. “Ela perde o efeito se é ingerida de forma contínua”, explicou Peixoto. A maioria das mulheres que passou pelo local informou utilizar a pílula do dia seguinte segundo ele.
Todos soropositivos buscam tratamento fora de Niquelândia
O preservativo inflável de cinco metros e a tenda atraíram olhares da maioria dos frequentadores da região central e, em muitos casos, os motoristas dos carros reduziam a velocidade para visualizar o que estava acontecendo. Mas na calçada, algumas senhoras preferiram virar o rosto e caminhar com mais pressa. O tema sexo não é um assunto cotidiano em Niquelândia. “Um pai já chegou a furar a filha adolescente quando descobriu que ela deixou de ser virgem”, conta Cristina Régia dos Santos que trabalha na área de Vigilância Epidemiológica do município.
Se falar sobre sexo é difícil, pior ainda é abordar o tema aids. A cidade tem 55 pessoas vivendo com o HIV. Mas, todas fazem o tratamento em Goiânia e a Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia só conhece sete delas, detectadas com vírus em exames de pré-natal. “Todas têm medo de serem descobertas e sofrerem preconceito na cidade, por isso vão buscar atendimento em outro município”, explicou Cristina.
Outro fato que atrai as pessoas para a capital de Goiás é a infraestrutura oferecida pelos serviços de saúde. De acordo com Cristina, eles fornecem os antirretrovirais e exames mais caros que garantem o tratamento com mais qualidade. “Como nossa demanda é baixa, oferecemos transporte gratuito para os pacientes terem acesso à terapia”, acrescentou.
Cristina disse que a cidade tenta mudar a realidade e quebrar o preconceito sobre o sexo e a aids por meio de palestras em escolas. “Ações de prevenção como esta no centro ajudam bastante. Os cidadãos têm mais coragem para conversar com gente desconhecida de fora e obtêm informações corretas.”
Dia dos Caminhoneiros
A assistente de Responsabilidade Social da Anglo American Silvia Almeida explica que a ação de prevenção na cidade de Niquelândia serve para lembrar que os caminhoneiros também são vulneráveis à epidemia de aids. “Eles enfrentam uma rotina pesada de trabalho, ficam o tempo inteiro na estrada. A cada dia, têm um destino diferente. Eles esquecem a saúde e como se cuidar”, disse.
Por isso, nesta quarta-feira, dia 30, a tenda e o preservativo inflável serão instalados em um posto de gasolina na entrada da cidade, o principal ponto de encontro dos caminhoneiros da região. A ideia do projeto é realizar oficinas e distribuir materiais com informações sobre DST/aids para estes trabalhadores, assim como, promover o cuidado com a saúde sexual.
Esta será a segunda vez que a Anglo American e o Barong realizam a iniciativa. A primeira foi no ano passado, na cidade de Cubatão, litoral paulista. “Foi um projeto piloto e percebemos que os caminhoneiros carregam a culpa de serem transmissores do HIV, quando na realidade são vulneráveis como outras pessoas”, explica Silvia.
Clipping Bem Fam(30/06/010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário