Ativista Dayse Agra é homenageada no I Seminário de Mulheres Posithivas do Rio de Janeiro

06/06/2010 - 12h30

Há 22 anos Dayse Agra perdeu um filho soropositivo. “Foram meses na cama, até que um dia vi na televisão Hebert Daniel e Betinho dizendo que iriam fundar uma organização não governamental, o Pela Vidda”, lembra. “Logo pensei quem eram aqueles doidos que, quando todos estavam se calando, resolveram falar de aids”, diz Dayse.

Alguns meses depois ela já estava participando das reuniões promovidas pelo grupo. “Todos me abraçavam e diziam que bom que você está lá, queria que minha mãe também aceitasse a doença”, lembra. Ela confessa que também foi preconceituosa. “Fui ao Grupo imaginando que iria encontrar homossexuais morrendo. Naquela época, a doença era sinônimo de homossexualidade. Se meu filho era ou não, eu nunca soube, mas era assim que a epidemia era vista”, diz.

Chegando lá, entretanto, Dayse encontrou um grupo variado, com homens e mulheres que, como ela, queriam conhecer mais sobre a doença. Dayse foi responsável pela criação e coordenação de diversas reuniões de mulheres na ONG.

Após algum tempo já estava na grande mídia replicando seus ensinamentos. “Me chamavam sempre para aparecer na televisão e eu fui porque naquela época meu outro filho estava sendo discriminado por ter perdido um irmão com HIV. Eu coloquei minha cara ali, pensando quantas pessoas, como ele, também estavam passando por atitudes desrespeitosas” , diz.

Homenagem

Hoje, aos 77 anos, Dayse continua participando ativamente de discussões no campo. Ela foi homenageada no I Seminário de Mulheres Posithivas do Rio de Janeiro, do qual participa. “Dayse é uma mulher que vive com HIV no coração”, disse uma das organizadoras do evento, Mara Moreira.

Com apoio do Governo do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos / SEAS-DH, CEDAPS, Grupo Pela Vidda/RJ e RNP+RJ, o I Seminário de Mulheres Posithivas do Estado do Rio de Janeiro começou na sexta-feira e termina neste domingo, 6 de junho