Brasília, 18 de Maio de 2011.
Aos Companheiros
Prezados Senhores
Estão abertas as inscrições para o XVII Congresso do Conasems
Estão abertas as inscrições para o XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não- Violência, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, que acontecerá entre os dias 09 a 12 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, vai reunir cerca de 6 mil secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.
Com o tema Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil: Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS, o XVII Congresso tem como objetivo promover a discussão e troca de experiências entre os participantes, discutir as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o respectivo impacto nos municípios, além de promover o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados à população brasileira.
Ao longo dos quatro dias de evento serão desenvolvidas oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e Café com Ideias, abordando diversos temas ligados a saúde pública, as políticas de saúde, ao SUS e principalmente, a gestão municipal de saúde. Além dessas atividades, o Congresso conta ainda com a Feira Aqui tem SUS, onde serão montados estandes de diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS.
O destaque desta edição será as mesas Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil, com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, e O Parlamento e a Construção do SUS, com parlamentares de todo o país. Além destas estão programadas outras quatro mesas: Intersetorialidade; Gestando a Rede de Atenção a Saúde por Meio das Linhas de Cuidado; Valorização, Qualificação e Fortalecimento da Atenção Básica e a Mesa Congresso Saúde e Paz.
O Congresso pretende ser decisivo para a continuidade das lutas pela melhoria do financiamento do SUS e para o enfrentamento de questões ligadas à gestão da saúde. Entre os temas já debatidos em anos anteriores, destacam-se a mudança do modelo de atenção à saúde, tendo como eixo os sistemas municipais de saúde; a garantia do cuidado integral aos cidadãos e cidadãs; o foco no acolhimento aos novos gestores municipais e a defesa da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29.
Acontecerão também treze cursos, dezesseis oficinas e quinze painéis com temas diversos, que vão desde Financiamento e Execução Orçamentária à Articulação da Rede de Atenção a Saúde do Trabalhador e a Atenção Básica, passando por: Informação em Saúde; Rede de Urgência e Emergência; Desafios da Gestão; Pacto Pela Saúde e Relações Interfederativas; Apoio Matricial: Qualificação da Assistência e Saúde e Vigilância; Determinantes Sociais da Saúde na Promoção da Equidade; Gestão de Projetos de Investimento em Saúde; Observatório Iberoamericano de Políticas de Saúde; Rede de Atenção a Saúde da Mulher; Organizando a Rede de Atenção a partir do Planejamento Regional; Consorcio de Saúde como Ferramenta para Organização das Regiões de Saúde; Enfretamento da epidemia de Crack; Organizando a Rede de Atenção a partir do Planejamento Regional; Plano Municipal de Resíduos Sólidos; Práticas Integrativas e Complementares na Saúde; Assistência Farmacêutica na rede de Atenção a Saúde; Articulação entre os Instrumentos de Gestão e Pactuação; Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Judicialização; Comunicação em Saúde; Direito Sanitário, entre outros. No dia 09 de julho, das 09 às 12 horas, vai acontecer também a Assembléia Geral Ordinária do Conasems, com a eleição da Diretoria para biênio 2011/2013.
___________________________________________________________________________
Chamada para experiências municipais ou estaduais
Municípios e Estados que desenvolveram estratégias inovadoras de inclusão dos cidadãos nos processos decisórios podem enviar a sua experiência para a OPAS/OMS Brasil. Essas contribuições serão fundamentais para alimentar as práticas e os instrumentos, objetos do laboratório de inovação sobre participação social, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde com a cooperação técnica da OPAS.
Dando continuidade a estratégia de identificar e valorizar práticas inovadoras e produzir evidências para a gestão, o Conselho Nacional de Saúde, com a cooperação técnica da OPAS/OMS Brasil, está desenvolvendo o Laboratório de Inovação sobre técnicas de participação dos cidadãos na implementação de políticas públicas de saúde. Objetivo desse laboratório é identificar as principais características das práticas participativas e deliberativas implantadas no Brasil e na Itália, produzindo subsídios para os Conselheiros de Saúde e para o gestor no processo de Participação Social no SUS.
Conteúdo do resumo:
- Instituição Proponente;
- Período em que foi desenvolvida;
- Tema / Objeto do debate;
- Atores envolvidos;
- Técnicas utilizadas para favorecer a participação e a contribuição dos cidadãos;
- Resultados obtidos.
_______________________________________________--
UFMG abre mais 300 vagas para especialização em Saúde da Família
Inscrições vão de 8 a 23 de maio
Teve início no domingo, 8 de maio, as inscrições para a 6ª edição do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Promovido pelo Programa Ágora do Nescon/UFMG, o curso este ano oferece 300 novas vagas. Duzentas e cinquenta serão destinadas a médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vinculados à Estratégia de Saúde da Família em sete municípios-polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Governador Valadares, Pompeu, Teófilo Otoni, Uberaba. Outras 50 estão reservadas exclusivamente a médicos e enfermeiros da rede básica de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Inscrições e seleção
Os interessados têm até 23 de maio para se inscreverem conforme orientações do edital de seleção, disponível pela internet (http://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/Edital_2011.pdf). O processo seletivo constará de duas etapas: análise de currículo e entrevista. A lista com os selecionados na primeira etapa sai até 6 de junho, no site do Programa Ágora (www.nescon.medicina.ufmg.br/agora). Já a entrevista, que será realizada no polo para o qual o candidato se inscrever, terá resultado publicado até 22 de junho, na mesma página da web. Outras informações pelo 3409-9685. Sobre o curso
Financiado pelo Ministério da Saúde, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e pelo Ministério da Educação, o CEABSF é uma especialização lato sensu a distância da UFMG. Oferecida sem qualquer custo ao aluno, desde sua primeira edição, em 2008, já formou 403 profissionais e tem outros 928 em processo de capacitação. Com a abertura deste edital, o curso totalizará a oferta de 2025 vagas.
Este é o programa de qualificação em Atenção Básica com maior contingente de profissionais capacitados em todo o país. “O CEABSF faz parte de um esforço do governo federal de qualificar, em larga escala, os trabalhadores que atuam no SUS”, destaca Raphael Aguiar, coordenador de monitoramento e avaliação do CEABSF. “Essa é hoje uma demanda urgente, considerando a expansão da Estratégia de Saúde da Família, além da alta rotatividade dos profissionais que nela atuam. Como, atualmente, eles permanecem pouco tempo nos serviços de saúde, há constante entrada de profissionais com pouca experiência e que precisam ser preparados”, completa.
SERVIÇO
Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF)
Publico: médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vinculados a Estratégia de Saúde da Família
Edital de seleção: http://www.nescon.medicina.ufmg.br/agora/Edital_2011.pdf
Inscrições: 8 a 23 de maio, conforme instruções do EDITAL.
Total de vagas: 300
Processo seletivo:
Análise de currículo – resultado em 6/6
Entrevista – realizada nos pólo em que o candidato se inscreveu, com resultado em 22/6
Informações: 3409-9685
Imprensa: 3409-9790
Entidade elabora guia para orientar sobre ortotanásia
Nenhum comentário:
Postar um comentário