O trabalhador terá mais uma ferramenta para fiscalizar se suas contribuições retidas em seu pagamento, como já acontece com o FGTS, se as empresas estão recolhendo, como se deve, os valores aos cofres da Previdência.
Com isso evitará que muitos empresários inescrupulosos sonegem aquilo que é de direito do trabalhador, e promova uma fiscalização mais eficiente, já que a Previdência e a Receita Previdenciária, sempre demonstra sua total omissão e ineficiência no comprimento do seu papel que é de fiscalizar e cobrar o que devido da classe empresarial. Só fazem cobrar dos contribuintes individuais e pequenos empresários. Quem sabe agora os grandes empresários cumpram com suas responsabilidades.
Informação ao trabalhador
Projeto obriga INSS a informar recolhimento de empresas
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou em caráter conclusivo o Projeto de Lei do Senado que obriga as empresas a informar mensalmente ao trabalhador o valor do recolhimento feito ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo texto do projeto, o INSS será obrigado a encaminhar às empresas e aos segurados o extrato referente ao recolhimento das contribuições sempre que for solicitado.Na justificativa da proposta, o autor, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), alega que a fragilidade da estrutura de fiscalização do INSS faz com que a Previdência registre alto índice de sonegação. Ele acredita que a futura lei vai permitir ao trabalhador controlar as contribuições quando necessário e ajudar a inibir a sonegação.
A legislação atual prevê somente o envio dos extratos das contribuições aos segurados individuais (trabalhador autônomo, por exemplo) e às empresas. O projeto ainda será encaminhado à sanção presidencial caso não haja recurso para que seja votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Com informações da Agência Brasil.
Revista Consultor Jurídico
Nenhum comentário:
Postar um comentário